_yoast_wpseo_focuskw
NASA libera para download pôsteres de recrutamento que levará astronautas a Marte
17 de junho de 2016
Empresa holandesa fornecerá wi-fi grátis de acordo com a qualidade do ar em Amsterdã
21 de junho de 2016

Grupos gregos retomam culto a Zeus e aos deuses do Olimpo

Um comportamento inusitado está chamando a atenção na Grécia. Conforme o portal especializado Greek Reporter, gregos têm se organizado novamente em grupos para cultuar os deuses antigos da mitologia. Um desses grupos, fundado em 1997, se chama Conselho Supremo dos Helenos Étnicos. O movimento de seguidores busca reestabelecer o politeísmo, e a tradição dos ancestrais da antiguidade vem crescendo nos últimos anos naquele país.

zeus-deuses-gregos-antigos-01
Essa volta às origens gregas tem sido contemplada com eventos especiais no calendário, como o Festival Prometheia, por exemplo. Trata-se de uma celebração anual para lembrar o “espírito helênico”. Esse ritual, em específico, já é realizado há duas décadas pelo menos. O local escolhido não poderia ser melhor: a base do Monte Olimpo, que é considerado a casa dos 12 deuses da Grécia Antiga.

Mas nem tudo são flores nessa retomada dos gregos com o culto aos antigos deuses. Supostamente “em nome de Zeus”, membros de um grupo radical destruíram uma igreja ortodoxa na Ilha de Creta.