Aplicativo apresenta histórias de mulheres não contadas em livros
É um menino! Nasce mais um membro da Família Real Britânica
6 de maio de 2019
Artista italiano cria retratos de celebridades usando cubos mágicos
8 de maio de 2019

Aplicativo apresenta histórias de mulheres não contadas em livros

A participação feminina não é muito popular nos livros de história em vários locais do mundo. Um levantamento feito nos Estados Unidos, por exemplo, mostra que somente 11% das publicações do gênero são sobre mulheres. Com esse dado, podemos imaginar que a parcela feminina da população norte-americana contribuiu apenas com essa pequena percentagem dos fatos mais importantes, certo? Mas sabemos que a verdade não é bem assim. A tecnologia, porém, está sendo usada para resolver este problema.

Para marcar a presença feminina nos livros de história, a organização Daughters of the Evolution lançou o projeto “Lessons in Herstory”, “Lições na História Delas” na tradução do inglês para o português, que usa os efeitos da realidade virtual aumentada para apresentar mulheres que ajudaram a fazer a história dos Estados Unidos ao longo dos anos. Ainda em expansão, o serviço conta, até este momento, com a trajetória de 75 personalidades norte-americanas.

Um dos próximos objetivos é acrescentar também grupos pouco representados nos livros escolares. Segundo o site oficial do projeto, “ao colocar uma nova lente na história, este aplicativo tem o poder de inspirar a próxima geração através das histórias de mulheres poderosas”. As ilustrações em realidade aumentada são animadas e interativas.

O projeto é simples. Por meio de um aplicativo, os estudantes escaneiam fotos de personagens masculinos, e o sistema apresenta mulheres importantes que marcaram o mesmo período. Entre os nomes já cadastrados estão a de Gertrude Stein, poetisa com papel importante na cultura norte-americana do início do século XX e de Madam CJ Walker, empresária negra que se tornou uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos no final do século XIX.