Artista chinês cria latas amassadas com temática da Dinastia Ming
Três passos para solicitação da cidadania polonesa
Três passos para solicitação da cidadania polonesa
09/12/2019
Hong Kong, na Ásia, é o principal destino turístico do mundo em 2019
11/12/2019

Artista chinês cria latas amassadas com temática da Dinastia Ming

Utilizar objetos históricos como decoração é algo comum em casas e estabelecimentos comerciais em vários lugares do mundo. Com o objetivo de misturar o antigo e o novo, o escultor, pintor, fotógrafo e artista plástico chinês Lei Xue criou a coleção Drinking Tea (bebendo chá, na tradução do inglês para o português), uma série de itens colecionáveis que imitam latas de refrigerante amassadas, produzidos em porcelana com desenhos em azul e temática que remete à Dinastia Ming, que governou a China entre os anos de 1368 e 1644.

A coleção Drinking Tea está ligada à história da China. Em entrevista ao site My Modern Met, uma especialista em arte que trabalha da Galeria Martina Deterrer disse que o artista Lei Xue “compara nosso consumo de bebidas enlatadas com a ingestão de chá durante a dinastia Ming, observando semelhanças entre a rapidez com que bebemos e o desprezo que temos pelos próprios vasos”, acrescentando que a “necessidade humana de beber se manifesta tanto na forma externa das latas quanto no design. É atemporal e suporta toda a história da humanidade”.

Conforme a produção vista durante a Dinastia Ming, latas da coleção criadas pelo artista chinês Lei Xue também foram esculpidas e pintadas inteiramente à mão, criando um elo entre a produção artesanal e a industrial, duas formas de produção distantes no tempo, mas que seguem vivas na China. “Cada escultura foi trabalhada por Xue para assemelhar-se a uma lata descartada, amarrotada. Feitas em porcelana branca e com padrões e motivos pintados em azul, as peças são claramente inspiradas pelos produtos da dinastia Ming, colocando um toque inteligente e contemporâneo na cerâmica tradicional”, afirma a galeria de arte.

A Dinastia Ming foi comandada pelos Hans, o principal grupo étnico chinês, e compreende o período histórico seguinte à dinastia Mongol dos Yuan, encerrando o período de caos iniciado por Sima Yan em 263. Após 1644, o Império do Grande Qing tomou o poder no país, formando a última dinastia imperial chinesa, que durou até 1912.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by