Artista japonês é autor da obra de arte mais reproduzida do mundo
Saiba porque alguns países da Ásia terminam com “-istão”
14/02/2020
Saiba como brasileiros podem solicitar a cidadania espanhola
18/02/2020

Artista japonês é autor da obra de arte mais reproduzida do mundo

Talvez você reconheça a imagem que apresentamos hoje. Utilizada em diferentes objetos, como porcelanas, almofadas e até capas de celular, a xilogravura – produzida há mais de um século pelo artista japonês Katsushika Hokusai e que mostra uma grande onda prestes a atingir três barcos, tendo o Monte Fuji ao fundo – é conhecida por especialistas em arte como a obra mais reproduzida do mundo. Mas por que este quadro é tão reproduzido até os dias de hoje?

O artista japonês Katsushika Hokusai é um dos principais nomes da história da arte japonesa. Nascido em 1760, o artista é uma referência no estilo ukiyo-e, além de gravurista e especialista em pintura chinesa. Ainda, Hokusai é internacionalmente reconhecido pela série de 36 vistas do Monte Fuji que, apesar do nome, se trata de uma coleção com 46 xilogravuras que o artista criou entre 1823 e 1829. A primeira imagem da série é o quadro A Grande Onda de Kanagawa, reconhecida como a obra de arte mais reproduzida do mundo.

Quando a imagem foi publicada pela primeira vez, em 1830, o japonês Hokusai já tinha 70 anos de idade e o Japão ainda era um dos países mais fechados do mundo. Com a pressão internacional, o país decidiu abrir seus portos em 1859 e, desde então, a cultura japonesa passou a ser exportada para todos os continentes. A Grande Onda de Kanagawa, então, chegou à Europa e ganhou a admiração de grandes nomes da arte mundial, como Van Gogh e Monet.

Feita em pranchas de madeira e reproduzida infinitas vezes, A Grande Onda de Kanagawa, do japonês Katsushika Hokusai, serviu como inspiração para a peça sinfônica La Mer, do compositor francês Claude Debussy, sendo até hoje um dos principais símbolos da cultura japonesa. As outras 45 obras da série também retratam o Monte Fuji, mas visto de diferentes ângulos e em distintas estações do ano.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by