Artista suíço planta 300 árvores dentro de estádio de futebol na Áustria
A história da única pessoa a ser atingida por um meteorito até hoje
11/02/2020
Diretor da NASA reclassifica Plutão como nono planeta do Sistema Solar
13/02/2020

Artista suíço planta 300 árvores dentro de estádio de futebol na Áustria

Quando números de desmatamento de árvores são anunciados, muitos órgãos oficiais e veículos de imprensa costumam comparar a área com as dimensões de um campo de futebol. Percebendo este padrão, o artista plástico suíço Klaus Littmann resolveu criar uma obra de arte que retrata este impacto ambiental. Para isso, plantou 300 árvores no gramado do Wörthersee Stadion, estádio de futebol localizado na cidade de Klagenfurt, capital da província de Caríntia, no sul da Áustria.

Batizada de “For Forest – The Unending Attraction of Nature” (“Pela floresta – a inesgotável atração da natureza”, em tradução livre), a obra tem como objetivo “desafiar nossa percepção da natureza e aguçar nossa consciência sobre o futuro relacionamento entre a natureza e a humanidade. Esse projeto também é um aviso: a natureza, que costumamos ver como algo corriqueiro, pode vir a ser encontrada somente em lugares especiais, como já é o caso de animais de zoológico”, disse o artista suíço em entrevista ao site Artnet.

A obra de arte – ou intervenção artística – foi inspirada nos desenhos feitos a lápis pelo arquiteto e pintor austríaco Max Peintner entre 1970 e 1971 que retratam um estádio de futebol com o campo e as arquibancadas tomadas por árvores, com prédios e fumaça ao fundo. As obras do artista inspirador abrem a exposição que tem o estádio de futebol tomado por árvores como atração principal. Para o projeto, o artista plástico suíço utilizou espécies como amieiros, bordos-comuns e carvalhos roble, coletados em áreas de replantio na Itália, Alemanha e Bélgica.

A exposição, inaugurada em setembro do ano passado, ficou em cartaz por alguns meses, acompanhada de outras obras e intervenções artísticas. Após o encerramento da mostra, todas as árvores plantadas pelo artista plástico suíço foram transportadas e replantadas em áreas próximas ao estádio de futebol para que sigam à disposição de turistas e amantes da arte e do meio ambiente.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?