Baarle, no norte da Europa, é dividida entre Bélgica e Holanda
Distrito francês guarda 3 milhões de garrafas de vinho no subsolo
26 de junho de 2019
Novos trechos de A Odisseia, de Homero, são encontrados na Grécia
28 de junho de 2019

Baarle, no norte da Europa, é dividida entre Bélgica e Holanda

Imagine um local onde a porta da sua casa fica em um país e a garagem em outro. E a residência não precisa ser tão grande assim. Uma pequena cidade do norte da Europa é o centro de uma situação inusitada envolvendo duas nações. Localizada na fronteira entre a Bélgica e a Holanda, Baarle é dividida em duas: Hertog, no lado belga, e Nassau, na parte holandesa. Apesar da divisão, há um ponto em comum que liga os habitantes da região: o idioma.

A definição das linhas que limitam a cidade de Baarle começou ainda no período medieval, quando pedaços de terra eram divididos entre a aristocracia da época, formada pela Casa de Orange-Nassau no lado holandês e Ducado de Brabante no lado belga. Quando a Bélgica declarou independência, em 1831, as duas nações ficaram embaralhadas na região, e os sucessivos governos tentaram resolver a situação. Em 1995, o último trecho foi concedido à nação belga, e o mapa enfim tomou a forma atual.

Com a situação atual, a Bélgica tem 22 territórios na Holanda, e a Holanda conta com 8 territórios na Bélgica. Baarle ficou como a cidade centro desse quebra-cabeça geográfico e, por isso, precisa de dois prefeitos, um para cada país, e duas constituições. Os quase 10 mil moradores da região estão divididos entre dois locais: Baarle-Nassau no lado holandês e Baarle-Hertog no lado belga. As diferenças, porém, param na comunicação. Mesmo com o francês sendo ensinado nas escolas belgas, o idioma oficial da cidade é o holandês.

A disputa por territórios hoje é uma atração turística exclusiva. Com sinalizações pelo chão das cidades, casas, lojas e espaços públicos são divididos entre os dois países. Ao passear por Baarle, seja caminhando ou de bicicleta, você entra e sai da Holanda e da Bélgica várias vezes no mesmo dia e ainda consegue ficar nas duas nações ao mesmo tempo.