Baseado no Google Earth, Radio Garden permite escutar qualquer rádio do mundo
Site atualiza lista com os passaportes mais poderosos do mundo
17 de junho de 2019
Gárgulas de Notre-Dame podem ser reconstruídas com restos do incêndio da Catedral
19 de junho de 2019

Baseado no Google Earth, Radio Garden permite escutar qualquer rádio do mundo

Qual é a sua rádio favorita? Com a internet, temos acesso a várias estações de qualquer lugar do mundo. Da Inglaterra à China, dos Estados Unidos à Austrália, da Rússia à Antártida, a música e a informação conectam o planeta em todas as frequências e ritmos. Mas imagine escolher uma cidade de qualquer ponto da Terra e escutar todas as emissoras que lá existem. Essa é a proposta do Radio Garden, um portal interativo com todas as estações musicais e jornalísticas do mundo.

Desenvolvido pelo Instituto Holandês de Som e Imagem em parceria com as companhias alemãs Studio Puckey e Studio Moniker, o site é inspirado no aplicativo Google Earth, no qual o usuário passeia por vários países do mundo usando o computador, tablet ou smartphone. O Radio Garden é gratuito e já reúne aproximadamente 10 mil emissoras de todos os cantos do planeta, e é possível fazer buscas digitando o nome da cidade ou da estação desejada. Para acessar o sistema, clique aqui.

Para um veículo que já teve seu fim decretado várias vezes, desde a chegada da TV, internet e redes sociais, o rádio ainda parece ser um meio de comunicação muito popular na Terra. Além do sinal sonoro das emissoras de cada cidade, o Radio Garden ainda apresenta um pequeno resumo da história da estação selecionada, o jingle mais famoso e comentários sobre a rádio. Este serviço, porém, ainda não está disponível para todas as emissoras disponíveis no portal.

Ao alcance de um clique, o Radio Garden permite conhecer novos sons, assuntos e hábitos de qualquer lugar do mundo. Para quem deseja um novo idioma, o portal pode ser uma alternativa para escutar notícias em inglês, espanhol, italiano ou chinês, por exemplo. E agora, com o surgimento de várias web rádios, o portal está se preparando para que qualquer pessoa possa cadastrar a sua emissora na plataforma.