_oembed_time_432deef0ea1aedb4863067f84dc054d6
Estudo mapeia onde dinossauros habitaram o Brasil
17 de junho de 2015
Noiva coleta a expressão “eu te amo” em diversos idiomas nas ruas de Paris
19 de junho de 2015

Batalha de Waterloo completa 200 anos

Waterloo já virou filmes, peças teatrais e até jogos de videogame. Há exatos 200 anos, Waterloo foi o local onde ocorreu umas das batalhas mais marcantes de todos os tempos.

napoleao-bonaparte-waterloo

Napoleão Bonaparte governou a França de 1804 até 1814 como imperador, até ser deposto e preso. Após a fuga da prisão, voltou a Paris em 1815 para reunir seu exército e desafiar outros impérios que tentavam redesenhar o mapa político da Europa.

Comandando mais de 72 mil soldados, Napoleão encontrou tropas britânicas e prussianas na Bélgica. Cercado, não resistiu aos ataques dos exércitos da Sétima Coligação, que ainda incluía forças do Reino da Holanda.

Napoleão Bonaparte nasceu na Córsega, em 1769. A ilha recém havia sido adquirida pela França. Filho de pais cujas famílias tinham linhagem nobre italiana, recebeu treinamento militar e se formou oficial da artilharia francesa. Em 1799, liderou um golpe de estado e tornou-se primeiro-cônsul. Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador.

Após ser derrotado em Waterloo, Napoleão foi levado pelos britânicos como prisioneiro de luxo para a ilha de Santa Helena, no meio do Oceano Atlântico. Ainda não há certezas sobre a causa de sua morte, em 1821. Altos níveis de Arsênio, um veneno letal, foram encontrados no seu organismo.

Monte do Leão - Waterloo/Bélgica
Monte do Leão – Waterloo/Bélgica

Waterloo é uma cidade localiza na Bélgica, ao sul da capital Bruxelas. O monumento Monte do Leão é uma colina erguida no local da batalha. Foi artificialmente construída com a terra do campo da batalha.

Quer saber um pouquinho mais sobre Napoleão? A Traduzca indica o filme “Monsieur N.”, que retrata o general preso sob forte vigilância na Ilha de Santa Helena e o mistério acerca da sua morte. Veja o trailer dessa produção cinematográfica: