Biblioteca norte-americana digitaliza arquivos que contam 700 anos da história persa
Saiba porque é tradição comer nhoque todo dia 29 de cada mês
29/07/2019
Museu holandês transmite ao vivo processo de restauração de obra de arte
31/07/2019

Biblioteca norte-americana digitaliza arquivos que contam 700 anos da história persa

A história da Pérsia é fascinante. O maior império do mundo conhecido teve seu apogeu entre os anos 550–330 a.C., durante os governos de Dario I e Xerxes I. O território que correspondia ao centro do poder persa é, hoje, limitado às fronteiras do Irã, mas a cultura do povo milenar continua viva. Recentemente, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, uma das maiores do mundo, disponibilizou mais de 150 manuscritos raros no idioma original para consulta online gratuita.

O projeto faz parte da comemoração ao Nowruz, o Ano Novo Persa. O bibliotecário especialista em África e Oriente Médio, Hirad Dinavari, disse em entrevista ao site Atlas Obscura, que “nós hoje estamos programados para pensar que a Pérsia se iguala ao Irã, mas quando olhamos com mais atenção, observamos uma coleção multirregional” e que “muitos contribuíram para isso, inclusive, indianos e turcos da Ásia Central”. Os documentos contam 700 anos da história da humanidade, apresentando tradições religiosas, nacionais, linguísticas e culturais.

A coleção composta por 155 arquivos está disponível gratuitamente no site da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, e o visitante encontra textos como Shahnameh, um poema épico sobre a Pérsia pré-islâmica, comparado à Ilíada ou à Odisseia de Homero, e relatos feitos por Shah Jahan, imperador mongol do século XVII, que supervisionou a construção do templo Taj Mahal (Índia) e foi tema da famosa música de Jorge Ben Jor. Há também arquivos dos autores persas Saadi, Hafez, Rumi e Jami.

Além da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, outra entidade que administra um grande arquivo persa é a Biblioteca Britânica, que possui mais de 15 mil imagens catalogadas em seus arquivos. Para visualizar esses arquivos, clique aqui



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by