Biblioteca norte-americana mostra quanto o cliente economizou alugando livros
Seguidamente falamos sobre a importância de contar com um bom intérprete para que a sua palavra seja compreendida por todos que a escutam ou leem.
Intérprete de Libras auxilia no parto de casal de surdos em São Paulo
2 de setembro de 2019
Setembro Amarelo: conheça a origem do movimento global
4 de setembro de 2019

Biblioteca norte-americana mostra quanto o cliente economizou alugando livros

A tecnologia avança cada vez mais em nossas vidas e com os livros isso não é diferente. Os e-books, livros digitais, e os e-readers, leitores de livros digitais, ganham novos adeptos todos os dias e as publicações impressas em papel estão virando artigos de colecionador. Com a facilidade de acesso a qualquer livro, mesmo que com algum custo, bibliotecas estão se reinventando para não perder o público para o meio digital.

Foi o que a Biblioteca Pública de Wichita, no estado norte-americano do Kansas, fez recentemente. Sem cobrar taxas ou mensalidade dos usuários que procuram livros para diversão ou estudo, o local passou a informar, no recibo fiscal, quanto cada leitor economizou ao retirar uma publicação por empréstimo. Um dos clientes da biblioteca, que compartilhou seu último recibo na internet, economizou US$ 164,80 ao usar os serviços do local apenas uma vez, além de mais de mil dólares ao retirar livros por empréstimo durante um ano.

Jennifer Lane, gerente de comunicação da Biblioteca Pública de Wichita, disse que, “embora as bibliotecas ofereçam enormes benefícios a suas comunidades, às vezes os benefícios são mais abstratos ou exigem estudos de longo prazo para mostrar o valor de seus programas”, explicando que “incluir essa informação é uma forma de quantificar facilmente uma das maneiras pelas quais a Biblioteca se mostra como algo de valor para seus usuários”. A responsável pelo projeto diz que “até o momento, o valor mais alto em dólares economizado pela conta de um cliente desde que esse recurso foi implementado é de US$ 196.076,21”.

Fundada por empresários locais em 1876, a Biblioteca Pública de Wichita é atualmente formada por uma biblioteca principal localizada na região central da cidade e seis filiais distribuídas por outras regiões. O local também oferece um grande número de recursos de pesquisa em sua Advanced Learning Library, localizada na unidade principal.