Um Brasil de portugueses, espanhóis, italianos...
Dia de lembrar Tiradentes
21 de abril de 2014
Bares e restaurantes aproximam clientes da literatura
23 de abril de 2014

Um Brasil de portugueses, espanhóis, italianos…

descobrimento-brasilO dia 22 de abril de 1500 marcou a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao território hoje conhecido como Brasil. Indígenas já habitavam o local, mas a data passou a ser celebrada como o momento em que o País foi descoberto pelos portugueses.

Com o passar do tempo e a consequente ocupação da terra, o que se viu foi um constante movimento migratório, principalmente com origem na Europa, rumo ao Brasil. E os traços culturais dos povos podem ser percebidos até os dias de hoje.

Ao longo dos séculos, as diferentes regiões receberam novos habitantes. Em um primeiro momento, os próprios portugueses trataram de colonizar o território. Depois, espanhóis, ingleses, franceses, holandeses e até mesmo judeus oriundos da Península Ibérica chegaram em um momento em que a entrada de estrangeiros era proibida.

No entanto, foi no início do século XIX que o movimento se acentuou. Tanto o Sudeste como o Sul e o Nordeste receberam os novos habitantes. Assim, hoje, o Brasil tem nos portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses cerca de 80% do total de seus imigrantes, que contribuíram para a urbanização do País e ainda apresentam participação importante também no cenário econômico.