_yoast_wpseo_title
Traduzca atende três eventos com tradução simultânea nos dias 23 e 24
23 de setembro de 2015
Paris fechará algumas ruas no domingo, dia 27 de setembro
25 de setembro de 2015

Cabeça da estátua de Lênin circula por Berlim 25 anos após a queda do muro

Vladimir Lênin voltou a circular pelas ruas de Berlim em setembro. Após 25 anos da queda do muro que dividia a capital alemã, uma operação desenterrou a cabeça da estátua do ex-líder soviético, que será usada em uma exposição dedicada aos grandes nomes da história da Rússia.

Berlin, Lenindenkmal am LeninplatzA estátua inteira media 19 metros de altura e, até 1991, estava localizada numa praça com o nome do líder da Revolução Russa. Criada por Nikolai Tomski, representava o governante de corpo inteiro à frente de uma bandeira vermelha. Derrubada, a homenagem a Lenin foi desmontada em 120 pedaços que foram enterrados em uma floresta protegida do sudeste de Berlim, onde permaneceram por mais de 20 anos.

Em uma alusão ao filme “Adeus, Lênin!” (2003), em que a cabeça do líder soviético é pendurado em um helicóptero que sobrevoa Berlim Oriental logo após a queda do muro, a cabeça da estátua, que mede 1,70 m e pesa 3,5 toneladas, foi posta sobre um caminhão que circulou pelas ruas da cidade. Agora a peça ficará em exposição em um museu da capital, junto a outros nomes históricos.