_yoast_wpseo_google-plus-description
Noite de decisão no The Voice Brasil
26 de dezembro de 2013
2014
30 de dezembro de 2013

Cartazes de filmes ganham o título original dos livros nos quais foram baseados

Há obras literárias que parecem já estar desenhadas e roteirizadas para ganharem as telas dos cinemas. Há outras nas quais diretores se baseiam e se inspiram para fazer uma licença poética e transformá-las em filme. A Traduzca lista aqui no blog alguns cartazes de filmes cujos títulos são exatamente os dos livros de origem. Surpreenda-se!

  • Duro de Matar (baseado no livro Nothing Lasts Forever, de Roderick Thorp)

diehard-thumb-600x915-39569Quem disse que um blockbuster como esse não poderia ter sua origem na literatura? Nothing Lasts Forever, na verdade, é uma sequência de outro livro: The Detective. Este, por sua vez, também ganhou uma versão cinematográfica. Não com Bruce Willis, mas com o cantor e ator Frank Sinatra.

  • Apocalypse Now (inspirado em O Coração das Trevas [Heart of Darkness], de Joseph Conrad)

apocalypsenowA trama do livro, publicado em 1899, tem como personagem central Charles Marlow, capitão de uma embarcação inglesa a serviço de uma companhia de comércio belga que atua no Congo. Já a adaptação de Francis Ford Coppola para o cinema tem como pano de fundo a Guerra do Vietnã.

  • Nascido para Matar (inspirado em The Time Shorters, de Gustav Hasford)

fullmetaljacket-thumb-600x915-39573Levado ao cinema pela mente brilhante de Stanley Kubrick em 1987, a obra foi escrita em 1979 por Gustav Hasford. Além de jornalista e poeta, é veterano de guerra pelo US Marine Corps. É outra obra tendo como enredo a Guerra do Vietnã.

  • Blade Runner – O Caçador de Androides (baseado em Do Androids Dream of Eletric Sheep?, de Philip K. Dick)

bladerunner-thumb-600x901-39571O romance de ficção escrito por Philip K. Dick em 1968 foi parar nas telas do cinema em 1982. A adaptação foi feita pelo cineasta Ridley Scott, tendo no elenco Harrison Ford e Rutger Hauer. A história do livro conta o dilema moral de Rick Deckard, um caçador de recompensas que persegue androides numa São Francisco do futuro, arrasada por uma guerra nuclear.

  • O Vingador do Futuro (inspirado em We Can Remember it for You Wholesale, de Philip K. Dick)

totalrecall-thumb-600x890-39579Mais uma, entre outras obras do autor, transformada em filme, como Minority Report, O Homem Duplo, O Pagamento e Impostor. Em O Vingador do Futuro, de 1990, o personagem vivido por Arnold Schwarzenegger recorre a um implante de memória para simular uma viagem a Marte.

Veja outros cartazes de filmes com o título do livro que os inspirou clicando aqui.