Cidade dos Países Baixos tem mais de 200 nomes diferentes
Exposição do Museu do Louvre recria Mona Lisa em realidade virtual
31/10/2019
Objetos de sítio arqueológico maia são digitalizados pelo Google
04/11/2019

Cidade dos Países Baixos tem mais de 200 nomes diferentes

Leeuwarden, nos Países Baixos, é uma cidade de interior como qualquer outra, independentemente do país. Uma praça centraliza os principais prédios, como a prefeitura, o museu, uma torre histórica e uma casarão reformado há algum tempo. O lugar é tão pacato que até a vida por lá passa mais lentamente, e os moradores são mais retraídos que seus compatriotas. Mas o diferencial da cidade não está nos hábitos ou construções que lá existem. O local está tentando um registro no Guiness Book, o livro dos recordes, como a cidade com a maior quantidade de nomes: há 225 diferentes formas pelas quais ela é conhecida.

Fundada ainda no século X e localizada ao norte dos Países Baixos, Leeuwarden é capital da província da Frísia, uma das menos habitadas do país. Esse motivo levou francos, holandeses, flamengos, saxões e valonianos, dentre outros, a escolher a região como moradia. Com a chegada de imigrantes e sem um idioma oficial com padronização da escrita, cada novo habitante foi escrevendo o nome da cidade como entendia ou de acordo com o idioma da sua região de origem. Assim, a localidade foi ganhando novos nomes, como Ljouwerd (em frísio), Leeuwarden (em um idioma equivalente do holandês), Leewwadden e Liwwadden (provenientes do dialeto Liwwadders).

Para aumentar a lista de nomes, a cidade era conhecida como Luwt em outras regiões da província e, durantes alguns séculos, estudiosos passaram a traduzir o nome para o latim, chamando o local de Leovardia. Segundo o historiador Henk Oly, do Centro Histórico de Leeuwarden, “era possível escrever Ljouwerd ou Ljouwert, porque o ‘d’ no final da palavra soa como ‘t’, por exemplo. Ou então escrever Lyouwerd, Ljouwerd ou Liouwerd, já que eles são pronunciados exatamente da mesma maneira. Quando se combinam as variações, o potencial é quase infinito”, explica.

Além de tantos nomes, Leeuwarden também guarda a Lân fan taal, ou “terra das línguas” na tradução do frísio para o português. O lugar é uma casa dedicada a preservar a história dos idiomas do mundo, com mais de 6.720 diferentes línguas diferentes faladas em todos os países. Uma das exposições do local mostra como uma palavra é traduzida em diferentes idiomas, como inglês, francês, alemão, português e muitos outros.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by