Cinco curiosidades sobre a sexta-feira 13
Saiba se é possível solicitar a cidadania alemã por casamento
12/09/2019
Cinco livros de Agatha Christie, a rainha dos crimes na ficção
16/09/2019

Cinco curiosidades sobre a sexta-feira 13

Passar na frente de um gato preto, evitar transitar em baixo de escadas e colocar uma ferradura pendurada na porta da casa. Certamente você ouviu uma – ou todas – essas dicas, não é mesmo? A sexta-feira 13 traz várias superstições ao longo dos anos, mas também algumas curiosidades bem interessantes. Eventos traumáticos e até religiosos são associados ao dia do calendário. Hoje o blog da Traduzca apresenta cinco casos que estão ligados à data.

Eventos traumáticos que aconteceram em sextas-feiras 13

Alguns casos de grande expressão, coincidentemente, aconteceram também em sextas-feiras 13. Durante a II Guerra Mundial, por exemplo, o Palácio de Buckingham, na Inglaterra, foi bombardeado em setembro de 1940. Já na Ásia, um ciclone vitimou mais de 300 mil pessoas em novembro de 1970. Mais recentemente, em 2015, uma série de atentados ocorreram em Paris, capital da França.

O Código de Hamurabi omitiu o número 13

Um dos primeiros conjuntos de leis do qual se tem notícia na história excluiu o número 13. Escrito na Mesopotâmia no ano de 1772 a.C., o Código de Hamurabi não omitiu o número propositalmente. Especialistas no assunto dizem que trata-se de um “erro administrativo” cometido por um dos primeiros tradutores do documento que não incluiu uma linha no texto.

O medo do número 13 como fobia catalogada

Temer a sexta-feira 13 não é exclusividade de supersticiosos. Muitas pessoas têm medo e evitam tudo que envolva o número. A condição recebeu até um nome psicológico e hoje é chamada de “triscaidecafobia”. Já a fobia em relação à data específica tem dois nomes: “parascavedecatriafobia” ou “frigatriscaidecafobia”.

Referência bíblica

Muitas pessoas ligam a maldição da sexta-feira 13 com a história contada na Bíblia. A relação surgiu com a Última Ceia, formada por 13 pessoas (Jesus e mais 12), realizada na noite de quinta-feira. No dia seguinte Jesus Cristo foi crucificado por soldados romanos, e o número 13 foi relacionado a Judas Iscariotes, último a chegar à ceia e traidor de Cristo.

Sexta-feira, terça-feira 13 e sexta-feira 17

As superstições da sexta-feira 13 não acontecem em todo o mundo. Em países de língua espanhola e na Grécia, por exemplo, a “maldição” acontece nas terças-feiras 13. Já na Itália, muitas pessoas também têm medo da sexta-feira, mas quando cai no dia 17.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by