Cinco curiosidades sobre o escritor inglês George Orwell - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!
Sete obras que fazem do Rio de Janeiro a capital mundial da arquitetura
18/01/2019
Há 21 anos conectando pessoas e empresas através dos idiomas
22/01/2019

Cinco curiosidades sobre o escritor inglês George Orwell

Marcado por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, George Orwell é considerado o melhor cronista inglês do século XX. Preocupado com as questões sociais e simpatizante do anarquismo, o escritor denunciou o totalitarismo soviético no romance A Revolução dos Bichos, seu mais famoso livro ao lado de 1984. No dia em que completa 59 anos de morte, o Blog da Traduzca traz cinco curiosidades sobre o autor.

Seu verdadeiro nome

O mundo todo conhece George Orwell, mas poucos sabem quem é Eric Arthur Blair. O autor passou a usar o pseudônimo quando publicou seu primeiro livro, Na Pior em Paris e Londres, em 1933. Seus biógrafos dizem que o nome surgiu quando servia ao exército do Império Britânico, e o sobrenome deriva do Rio Orwell, que deságua no sudeste da Inglaterra.

Uma brasileira

Na biografia Orwell: Wintry Conscience of a Generation, o autor Jeff Meyers conta a história de Mabel Lilian Sinclair Fierz, uma gaúcha, filha de um casal inglês que se mudou para a Inglaterra aos 17 anos de idade. Foi ela que convenceu o editor Leonard Moore a publicar o primeiro livro de Orwell, além de ajudar o escritor a melhorar sua relação com o pai, que o criticava por ter abandonado o serviço imperial. O biógrafo diz, ainda, que a brasileira morta em 1990 aos 100 anos, foi amante do britânico.

Paixão pelo jornalismo

A paixão por conflitos e a vontade em contestar o poder aproximou George Orwell do jornalismo. Atualmente a Orwell Fundation se dedica a premiar jovens talentos da escrita política e grandes trabalhos jornalísticos. A organização foi fundada por Sir Bernard Crick, o primeiro biógrafo do escritor inglês.

Um dos mais vendidos até hoje

George Orwell ainda é muito popular, mesmo depois de quase 70 anos de sua morte. Em 2017, por exemplo, seu best-seller 1984 liderou a lista dos mais vendidos da Amazon após a posse do presidente norte-americano Donald Trump, com aumento de 10.000% nas vendas. Algo parecido aconteceu em 2013, quando a comercialização do mesmo livro subiu 6,888% por conta da revelação de Edward Snowden sobre o caso de monitoramento de dados nos Estados Unidos.

Morte

Diagnosticado com tuberculose, George Orwell faleceu muito jovem, com apenas 46 anos de idade, no dia 21 de janeiro de 1950, em Londres. Seu túmulo, localizado na Igreja Anglicana All Saints’ Churchyard, está identificado como Eric Arthur Blair, sem citar seu famoso pseudônimo.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by