Cinco livros escritos por Toni Morrison, vencedora do Nobel de Literatura de 1993
Inglês tenta atravessar o País de Gales a pé e em linha reta
05/08/2019
Projeto alemão vai percorrer rota marítima do Antigo Egito com barco da época
07/08/2019

Cinco livros escritos por Toni Morrison, vencedora do Nobel de Literatura de 1993

Uma das mais importantes escritoras norte-americanas do século XX faleceu na última segunda-feira, dia 5 de agosto, aos 88 anos. Conhecida por mostrar a realidade dos negros dos Estados Unidos, sempre com foco em personagens femininas, Toni Morrison venceu o Prêmio Nobel de Literatura em 1993, sendo a primeira negra a receber a distinção na história. Presente por muito tempo na lista de livros mais vendidos do jornal The New York Times, Toni foi definida pela Academia Sueca como uma autora de “romances caracterizados pela força visionária e importância poética” e que ela deu “vida a um aspecto essencial da realidade americana”. Hoje o blog da Traduzca traz cinco livros para você conhecer um pouco mais sobre sua obra.

O Olho Mais Azul, publicado em 1970

O romance de estreia de Toni Morrison já foi um sucesso de público e crítica. O livro conta a história de Pecola Breedlove, uma jovem negra que sonha ter olhos azuis para ser aceita socialmente. Especialistas em literatura norte-americana dizem que a obra foi escrita entre 1962 e 1965, mas só foi lançado anos mais tarde.

Sula, publicado em 1974

A história de Nel Wright e Sula Peace, duas crianças da cidade de Medallion, Ohio, rendeu à Toni Morrison uma indicação ao National Book Award, um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos. O romance narra a trajetória de duas meninas com personalidades opostas, mas que escondem um terrível segredo.

Amada, publicado em 1987

O primeiro livro da trilogia, que inclui Jazz, de 1992, e Paraíso, de 1997, rendeu à Toni Morrison o Prêmio Pulitzer de melhor ficção e foi escolhido pelo jornal norte-americano The New York Times como “a melhor obra da ficção americana dos últimos 25 anos”. Baseado em uma história real, o romance se passa em 1873, quando a escravidão foi recém abolida no país.

Paraíso, publicado em 1993

Ruby é uma pequena cidade do oeste dos Estados Unidos, onde todos os habitantes devem ter o sangue 100% negro e ser tementes a Deus. Este é o enredo do primeiro romance escrito por Toni Morrison após receber o Prêmio Nobel de Literatura, no qual fala sobre ódio e intolerância.

Deus Ajude a Criança, publicado em 2015

O último livro publicado por Toni Morrison é um conto de fadas moderno, que conta a história de Lula Ann Bridewell, conhecida como Bride. No conto, a escritora fala sobre o racismo na infância e a influência que traumas antigos causam na vida de um adulto.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by