Clássica foto dos Beatles completa 50 anos nesta quinta-feira
Projeto alemão vai percorrer rota marítima do Antigo Egito com barco da época
7 de agosto de 2019
Conheça os passos necessários para solicitar a cidadania alemã
9 de agosto de 2019

Clássica foto dos Beatles completa 50 anos nesta quinta-feira

A foto mais famosa do mundo da música completa 50 anos nesta quinta-feira, dia oito de agosto. A capa de Abbey Road, o último disco de estúdio dos Beatles, lançado em 1969, é um dos cartões-postais mais visitados e repetidos de Londres até hoje. Para celebrar a data, dezenas de fãs do quarteto de Liverpool foram até o local refazer a cena. Lembrando a data, hoje o blog da Traduzca conta a história por trás da clássica imagem do grupo inglês.

O emblemático registro dos Beatles foi feito pelo fotógrafo escocês Iain Macmillan, à época com 30 anos. Falecido em 2006, ele disse em entrevista ao jornal inglês Daily Record que só conseguiu capturar o momento com o auxílio de um policial que parava o trânsito para que tivesse o melhor ângulo. A seção de fotos não durou muito tempo: foram apenas seis cliques, até aqui John Lennon ficou cansado e resolveu encerrar por ali com a frase “estamos aqui para gravar, não para posar o dia todo”. O quarteto estava gravando o álbum no mesmo dia em que a imagem foi feita.

Na entrevista, Iain disse que a ideia do registro foi de Paul McCartney, que desenhou o esboço do que imaginava para a capa do álbum. “A foto escolhida foi a quinta ou a sexta que tirei. Era a única em que as pernas dos Beatles formavam um ‘V’ perfeito”, revelou o escocês. Desde então, a pose de John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison na Abbey Road é repetida diariamente por fãs do grupo inglês.

A única testemunha do registro, além do fotógrafo e do policial, é o decorador Derek Seagrove. O inglês de 31 anos passava pela rua no exato momento em que o registro era feito e apareceu na imagem mesmo após inúmeros acenos e pedidos para que saísse. Anos depois, muitas pessoas passaram a analisar a clássica foto procurando explicações para a composição, criando teorias conspiracionistas. Todas, porém, foram negadas pelos quatro Beatles.