Com escolas paradas, alunos realizam cerimônia de formatura virtual
Canais de Veneza têm água cristalina devido ao isolamento social
14/04/2020
Festival reúne grandes nomes da música contra o novo coronavírus
16/04/2020

Com escolas paradas, alunos realizam cerimônia de formatura virtual

Assim como muitos países, o Japão também adotou medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, como a suspensão de aulas e o cancelamento de eventos com grandes públicos. Com isso, os estudantes que estavam prestes a se formar ficaram sem a cerimônia de encerramento de seus períodos escolares. No entanto, um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola de Nagano resolveu realizar a solenidade de formatura, porém de forma virtual.

Com a ajuda do Minecraft, um jogo eletrônico onde é possível construir praticamente qualquer coisa online, os alunos realizaram a cerimônia de formatura virtual nos mínimos detalhes, com auditório, orador, discursos e entrega de diplomas. O pai de um dos estudantes envolvidos, Shuhei Kashiwara, disse que os alunos moram em bairros diferentes, mas jogam o mesmo jogo todos os dias. O calendário escolar japonês começa em abril e termina em março do ano seguinte, por isso a formatura foi realizada nesse momento.

Com a ajuda do Minecraft, um jogo eletrônico onde é possível construir praticamente qualquer coisa online, os alunos realizaram a cerimônia de formatura virtual nos mínimos detalhes, com auditório, orador, discursos e entrega de diplomas.

A cerimônia virtual viralizou nas redes sociais, com quase 30 mil compartilhamentos, e outras pessoas também tiveram a oportunidade de acompanhar a formatura dos alunos. No Twitter, um dos usuários que acompanhou a solenidade disse que tudo estava “incrível”, explicando que “os estudantes do ensino fundamental se reuniram por conta própria para a formatura. As crianças construíram o salão da escola e está (tudo) muito bem feito”, em uma mensagem traduzida do japonês para o português.

Uma cerimônia virtual também foi realizada pela universidade de administração Business Breakthrough University, em Tóquio. Neste caso, porém, robôs vestidos em trajes de formatura substituíram os estudantes japoneses. Cada robô tinha o rosto de cada aluno exibido em um tablet, com o formando conectado à máquina a partir de casa. Cada máquina, controlada por seu respectivo formando, seguia até o palco para receber o diploma entregue pelo reitor da universidade, que estava presente no auditório.

Uma cerimônia virtual também foi realizada pela universidade de administração Business Breakthrough University, em Tóquio.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?