Comitê olímpico japonês divulga medalhas que serão utilizadas nos jogos de 2020
Site transforma sua foto em uma obra renascentista do século XV
24/07/2019
Conheça os cinco locais mais quentes da Terra
26/07/2019

Comitê olímpico japonês divulga medalhas que serão utilizadas nos jogos de 2020

Faltando um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o comitê organizador local revelou esta semana o design das medalhas que serão entregues aos atletas melhores colocados em cada esporte durante o torneio. A curiosidade desta edição é que as premiações de ouro, prata e bronze, desenhadas pelo designer japonês Junichi Kawanishi, serão fabricadas utilizando 78 toneladas de equipamentos eletrônicos reciclados que foram doados pela população desde 2017, em uma campanha criada pelo governo.

O designer japonês selecionado ganhou uma competição que reuniu aproximadamente 400 profissionais e estudantes de design. Para que a medalha fosse aprovada, o Comitê Olímpico Internacional determina que o desenho da condecoração tenha o símbolo dos cinco anéis, o nome oficial dos jogos e a imagem de Nike, a deusa grega da vitória, em frente ao Estádio Panatenaico. As medalhas têm 85 mm de diâmetro, 7,7 mm de espessura na parte mais fina e 12,1 mm na parte mais grossa.

A campanha de arrecadação de eletrônicos foi lançada pelo comitê organizador japonês em 2017 e, desde então, recebeu quase 80 mil toneladas de aparelhos, sendo quase 6,21 milhões de smartphones. Todos os materiais renderam 32 kg de ouro, 3.500 kg de prata e 2.200 kg de bronze. Para a fabricação das medalhas de ouro serão utilizadas 6 gramas do metal. A de prata será de prata pura, e a de bronze será produzida a partir de uma liga metálica de 95% de cobre e 5% de zinco.

Para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, as medalhas de ouro foram confeccionadas com metal sustentável, extraído de minas que não utilizam mercúrio no processo. A prata era 50% reciclada e tinha 92,5% de pureza, enquanto a de bronze acumulava 40% de metal reutilizado. Os jogos olímpicos de Tóquio acontecem entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020. Esta será a segunda vez que o território japonês recebe o evento, sendo que a primeira edição ocorreu em 1964.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by