Comunidade científica internacional redefine o valor de 1Kg
Com jogo de videogame, projeto recria monumentos já destruídos
20/05/2019
Pesquisador inglês afirma ter decifrado o texto do Manuscrito de Voynich
22/05/2019

Comunidade científica internacional redefine o valor de 1Kg

Quanto pesa um quilo? A resposta parece óbvia, e a pergunta um pouco absurda, mas o valor correspondente a esta medida mudou este mês. A nova medida não afetará a sua dieta ou as compras que faz na feira ou no supermercado, mas sim cálculos feitos por cientistas no mundo todo. Hoje explicamos o motivo que levou a comunidade científica a rever a medida definida em 1889, sendo este um dos mais antigos acordos internacionais.

Tudo começou no final do século XIX, quando um grupo de cientistas definiu que uma peça composta 90% de platina e 10% de irídio correspondia a um quilo. Logo, a única coisa que definia uma quilograma, era exatamente uma quilograma. Não existia um cálculo semelhante ao que define o que é um metro, por exemplo, definido por quanto a luz viaja no vácuo em 1/299792458 de segundo. A medida do quilo, porém, foi se alterando com o tempo.

Para que não houvesse mais dúvidas sobre o real peso do quilo, a comunidade científica definiu que o cálculo para definir esse valor deveria ter como base a constante de Planck, ou seja, a razão entre energia e frequência de um fóton. O diretor do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), Terry Quinn, disse em entrevista ao portal ScienceAlert que “só agora podemos definir o quilograma em termos de uma constante da física — a constante de Planck, a velocidade da luz e a frequência de ressonância do átomo de césio”.

A primeira definição de quilo do mundo é um objeto metálico, exposto em um museu de Paris, na França. Estudos mostram que as cópias do material são diferentes uma da outra, se distanciando cada vez mais da primeira peça. Não se sabe, porém, se as cópias perdiam massa ou se a original, chamada de International Prototype of the Kilogram (IPK), é que ganhava massa.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by