Conheça a história do Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira
Traduzca é patrocinadora da 6ª Taça Clezio Saldanha, da Escola de Administração da UFRGS
14/10/2019
Traduzca é patrocinadora do II Amcham SX | Caxias do Sul
16/10/2019

Conheça a história do Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira

Responsável por formar todas as profissões existentes, os professores comemoram hoje o seu dia. A história do 15 de outubro começa em 1827, ainda no período do Brasil Imperial; porém, a data foi celebrada pela primeira vez apenas 120 anos depois, tendo entrado para o calendário oficial brasileiro bem mais tarde, já na década de 1960. Para homenagear uma das mais importantes profissões da sociedade, hoje o blog da Traduzca conta a história do Dia do Professor.

Para iniciar a história, retornemos a 15 de outubro de 1827, quando o Imperador Pedro I assinou um decreto imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. O documento foi o primeiro a regulamentar a profissão e o ensino escolar no país e definiu, entre outros temas, o salário dos professores, as matérias que os alunos deveriam aprender e a forma como os professores seriam contratados. O decreto estipulava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

O decreto de Dom Pedro I foi considerado inovador e revolucionário para a época, mas não foi cumprido. O tempo passou e em 1947, 120 anos após o decreto imperial, quatro professores de uma escola de São Paulo decidiram organizar uma pequena celebração no meio do segundo semestre letivo. A comunidade escolar se reuniu levando doces e salgados, enquanto professores faziam discursos sobre a profissão. A fala mais famosa foi a do professor Salomão Becker, afirmando que “professor é profissão; educador é missão” e “em educação, não avançar já é retroceder”.

A celebração iniciada em São Paulo ganhou adeptos em todo o país com o passar dos anos, até que em 1963 o então presidente João Goulart publicou um decreto formalizando o Dia do Professor e o feriado escolar, estabelecendo que, “para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by