Conheça a lista dos passaportes que mais abrem portas pelo mundo
Leonardo da Vinci: pintor, desenhista e inventor militar
31 de maio de 2016
Idoso grego encontra coroa de ouro embaixo da cama
2 de junho de 2016

Conheça a lista dos passaportes que mais abrem portas pelo mundo

Quando precisamos sair do Brasil, seja a trabalho ou a turismo, lembramos da necessidade de visto antecipado para ingressar em outro país. Atualmente, o passaporte brasileiro permite a entrada em 140 nações estrangeiras, ocupando a 17ª posição no ranking dos passaportes que mais abrem portas pelo mundo, segundo levantamento realizado pela consultoria Arton Capital.

De acordo com a lista, atualizada em abril de 2016, as nações com os passaportes mais poderosos do mundo são a Alemanha e a Suécia. Os cidadãos destes dois países podem ingressas em 157 nações sem a necessidade de visto prévio. O segundo lugar do ranking é ocupado por Finlândia, Itália, Suíça, França, Espanha e Reino Unido, com 156 destinos.

passaportes

Para chegar a estes números, a consultoria levou em consideração a quantidade de países que o portador de um passaporte pode visitar sem a necessidade de um visto antecipado ou a possibilidade do documento ser carimbado na chegada a um aeroporto, por exemplo.

As últimas posições no ranking são ocupadas por Afeganistão, Paquistão e Iraque (com 24, 27 e 30 países, respectivamente, que não solicitam visto prévio para ingresso de cidadãos). Para acessar a lista completa, acesse o Passport Index.