Conheça as diferenças entre os termos utilizados durante a pandemia do novo coronavírus
Em artigo, astronauta publica dicas sobre o que fazer durante períodos de isolamento
25/03/2020
Crucifixo milagroso é levado à Praça de São Pedro para celebração do Urbi et Orbi
27/03/2020

Conheça as diferenças entre os termos utilizados durante a pandemia do novo coronavírus

Vivemos a era da hiperinformação, com notícias surgindo a todo momento em todos os canais disponíveis. Seja em uma conversa por telefone com amigos e vizinhos, no WhatsApp ou nas redes sociais, recebemos informações sobre vários assuntos diversas vezes ao dia. Porém, um assunto tem tomado conta dos noticiários do mundo todo nas últimas semanas: a pandemia do novo coronavírus. Mas qual é a forma correta de se referir ao vírus que atingiu todos os países do mundo? Coronavírus, novo coronavírus, COVID-19, Sars-CoV-2… são muitas as formas como ele é chamado. Hoje o blog da Traduzca explica a diferença entre todos esses termos.

Coronavírus

A forma mais comum de nomear o vírus se trata, na verdade, do nome da família do vírus que está se espalhando pelo mundo. A ciência já conhece outros tipos de coronavírus que circulam entre animais e humanos, como o Sars, que atingiu a China em 2002, e o Mers, causador uma epidemia no Oriente Médio em 2012. Por este motivo, muitos têm se referido a ele como novo coronavírus.

Sars-Cov-2

Este é o nome oficial do vírus que está se espalhando pelo mundo e chegou ao Brasil nas últimas semanas. Quando foi descoberto, em novembro de 2019, o vírus recebeu o nome provisório de 2019 n-CoV, termo que não é mais utilizado por cientistas. Essa nomenclatura foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para facilitar a pesquisa e a identificação por médicos e cientistas. O termo representa a sigla para severe acute respiratory syndrome coronavirus 2, ou Coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2, na tradução do inglês para o português.

COVID-19

Este é o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus. Segundo a OMS, quem apresenta sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar pode estar infectado pelo Sars-Cov-2. COVID-19 é uma sigla que representa coronavirus disease 2019, ou doença do coronavírus 2019, na tradução do inglês para o português.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by