_yoast_wpseo_title
Saiba quais são os segundos idiomas mais falados da América do Sul
3 de agosto de 2015
Conheça seis fatos absurdos sobre a vida do escritor Ernest Hemingway
5 de agosto de 2015

Conheça a Liberlândia, o país mais liberal do mundo

Liberlândia

Você já ouviu falar sobre a República Livre da Liberlândia? A micronação, localizada numa área de sete quilômetros quadrados entre a Croácia e a Sérvia, foi fundada em 13 de abril de 2015 e tem como objetivo fazer com que os futuros cidadãos possam prosperar com a menor interferência possível de um governo centralizado.

O país está localizado numa área chamada de “Gornja Siga” que, segundo os fundadores, não pertence nem a Croácia, nem a Sérvia. Quando a Iugoslávia se desmembrou, nenhum dos dois países reivindicou a área. O território, então, tornou-se “terra nullius”, ou terra de ninguém. Pela extensão territorial, o país será a terceira menor nação do mundo, atrás do Vaticano e Mônaco.

Para requerer a cidadania do país, que ainda não é reconhecido por nenhuma outra nação é muito simples, porém é preciso preencher alguns pré-requisitos, como nunca ter sido punido por um crime, ser identificado com a filosofia liberal, respeitar o direito à propriedade e ao contraditório.

Ainda sem habitantes fixos, Liberlândia já tem um presidente. O nome dele é Vít Jedlicka, um “eurocético” filiado ao partido conservador Cidadãos Livres da República Tcheca. O país já recebeu mais de 400.000 pedidos de cidadania, mas cerca de 10% destes pedidos foram considerados. Segundo o Jedlicka, a Liberlândia terá entre 30.000 e 40.000 cidadãos, mas nem todos habitarão o país. Com tantos pedidos de cidadania vindos de todas as partes do mundo, resta saber qual será o idioma oficial que a micronação adotará.

Mesmo sem ser reconhecido oficialmente, a Liberlândia já possui representação no Brasil. O Consulado Geral da República Livre da Liberlândia está localizado em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Curioso, não?