_yoast_wpseo_title
Câmbio do Zimbábue é de US$ 1 por 35.000.000.000.000.000 dólares zimbabuanos
23/06/2015
Traduzca realiza tradução simultânea para o III JuriSports e IV Congresso de Direito Desportivo
25/06/2015

Conheça a origem e tradições das Festas Juninas pelo mundo

Uma das celebrações mais populares de junho, as Festas Juninas, são comemoradas no dia 24 do mês. Original do norte da Europa, chegou ao Brasil em meados do século XIX com os imigrantes. E, ao chegarem aqui, no Brasil, passaram por adaptações que se traduzem e se fundem aos costumes locais.

Há duas vertentes de origem para as “Festas Juninas”. A primeira é de que surgiu em função das festividades pagãs no solstício de verão no hemisfério norte. Os povos antigos sabiam que, a partir daquele dia, as noites passariam a ser mais longas (o contrário do que ocorre no hemisfério sul, evidentemente). A segunda, difundida na Europa pela Igreja Católica, faz alusão aos santos do mês: Santo Antônio, São Pedro e São João.

A tradicional fogueira das Festas Juninas remonta a um passado distante. Uma antiga tradição pagã para celebrar o solstício de verão na Europa, no dia 25 de junho, é acender fogueiras. Hoje, é um traço comum entre todas as festas juninas.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas com o grão integram a tradição, como a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca e o bolo de milho. Nas comemorações das regiões sul e sudeste do Brasil, acrescenta-se o pinhão, o quentão e o arroz-doce, por exemplo.

sao-joao-brasil

Em Portugal, estas festividades são genericamente conhecidas pelo nome de “Festas dos Santos Populares”, pois correspondem a diferentes feriados locais justamente nos dias dos santos católicos já citados.

Na Polônia, a Festa Junina está associada principalmente com as regiões da Pomerânia e da Casúbia. Uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas.

sao-joao-polonia

A festa de João Batista, na Rússia, é conhecida como a mais importante de todas as festas dos povos eslavos orientais de origem pagã.

E as festas juninas da Suécia têm como características principais as danças em círculo ao redor de um mastro. Durante a festa são entoados vários cânticos tradicionais e os presentes usam trajes rurais, como no Brasil.

sao-joao-suecia



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by