Conheça Thamugadi, a cidade que ficou mais de mil anos enterrada
Traduzca abre unidade na Avenida Paulista
03/02/2020
Site divulga os cinco principais destinos turísticos de 2019
05/02/2020

Conheça Thamugadi, a cidade que ficou mais de mil anos enterrada

Conhecer Timgad é como viajar no tempo. A região, localizada na Argélia e construída durante o reinado do imperador Trajano no ano 100 d.C., está na lista de patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, desde 1984. Originalmente chamada de Thamugadi, a maior cidade do Império Romano no norte da África ainda guarda alguns fragmentos da história de um dos principais períodos da humanidade.

Construída às margens do deserto do Saara, Thamugadi ficou soterrada por mais de mil anos até ser encontrada pelo explorador escocês James Bruce em 1765. Limpando a areia com as próprias mãos, o pesquisador descreveu o local como “uma cidade pequena, mas cheia de edifícios elegantes”. Incapaz de registrar sua descoberta em fotos, retornou ao Reino Unido e seu anúncio foi recebido com ceticismo, o que fez com que Timgad fosse esquecida no norte africano por mais um século.

Já no século XIX, Sir Robert Playfair, cônsul-geral do Reino Unido na Argélia, recebeu uma cópia de um dos diários do explorador escocês que viajou ao local cem anos antes e passou a procurar o ponto exato das ruínas históricas de Thamugadi. Chegando ao local indicado, o representante inglês na Argélia descreveu, em livro, que encontrou uma planície desértica e sem árvores; porém, “todo distrito é do mais profundo interesse para o estudante de arqueologia pré-histórica”.

A presença britânica no local, no entanto, não durou muito tempo. Em 1881, o governo francês assumiu o controle da Argélia e, por consequência, a região onde Thamugadi fora construída séculos antes. Com o domínio local, foi iniciado um processo de escavação em grande escala para que todas as ruínas da cidade fossem reveladas. Hoje, a cidade de Timgad, como é conhecida atualmente, está na lista de patrimônios da UNESCO e recebe turistas de todos os cantos do mundo.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?