Consultoria lista as cidades que mais incentivam o uso da bicicleta no mundo
Quadro perdido do espanhol Diego Velázquez vai a leilão nesta quarta-feira
2 de julho de 2019
Cédula de 100 mil dólares segue valendo nos Estados Unidos
4 de julho de 2019

Consultoria lista as cidades que mais incentivam o uso da bicicleta no mundo

As bicicletas estão tomando conta das ruas. O meio de transporte sustentável tem ganhado muitos adeptos, seja como veículo próprio ou alugado por aplicativos, sendo este último, cada vez mais comum. As cidades, porém, não estão preparadas para receber tantos novos ciclistas que têm encontrado dificuldades na hora de se locomover até o destino. Mas essa não é a realidade de alguns lugares, de acordo com uma lista divulgada no final de junho.

Organizado pela consultoria dinamarquesa Copenhagenize, o ranking lista as 20 cidades que “mais incentivam o uso da bicicleta” no mundo todo. O levantamento, divulgado desde 2011 a cada dois anos, considera a presença de ciclovias e ciclofaixas, programas governamentais de incentivo ao uso do meio de transporte e aspectos culturais, como igualdade de gênero.

A líder do ranking é Copenhague, capital da Dinamarca, referência mundial no uso de bicicletas, que lidera o levantamento desde 2015. A cidade tem o trânsito todo planejado para que os ciclistas possam se locomover com facilidade. Estimativas recentes apontam que quase 70% da população local usa o veículo como principal meio de transporte, desde que o governo local passou a estimular o uso da bicicleta, com a chegada da crise do petróleo, em 1973.

Na sequência do ranking, aparecem Amsterdã, conhecida como a cidade das bicicletas, e Utrecht, também na Holanda, onde o número de veículos do tipo supera a população total do país. Em fevereiro deste ano, falamos aqui no blog da Traduzca sobre a construção do maior estacionamento subterrâneo para bicicletas do mundo, nessa cidade. Antuérpia, na Bélgica, e Estrasburgo, na França, completam o top cinco.

A América do Sul é representada por Bogotá, na Colômbia, ocupando a 12ª posição. O Rio de Janeiro já apareceu no levantamento em 2011 e 2013, mas saiu nas edições posteriores. Desde então, nenhuma cidade brasileira integrou a lista. Veja abaixo a lista com as 20 cidades que “mais incentivam o uso da bicicleta” no mundo.

  1. Copenhague (Dinamarca)
  2. Amsterdã (Holanda)
  3. Utrecht (Holanda)
  4. Antuérpia (Bélgica)
  5. Estrasburgo (França)
  6. Bordeaux (França)
  7. Oslo (Noruega)
  8. Paris (França)
  9. Viena (Áustria)
  10. Helsinque (Finlândia)
  11. Bremen (Alemanha)
  12. Bogotá (Colômbia)
  13. Barcelona (Espanha)
  14. Ljubljana (Eslovênia)
  15. Berlim (Alemanha)
  16. Tóquio (Japão)
  17. Taipei (Taiwan)
  18. Montréal (Canadá)
  19. Vancouver (Canadá)
  20. Hamburgo (Alemanha)