Curiosidades e coincidências sobre Stephen Hawking
Saiba o motivo pelo qual a Macedônia cogita trocar de nome
13 de março de 2018
Nova York mapeia todas as árvores da cidade
15 de março de 2018

Curiosidades e coincidências sobre Stephen Hawking

O mundo acordou nesta quarta-feira, 14 de março, com a notícia da morte do físico Stephen Hawking, aos 76 anos. Um dos mais consagrados cientistas da atualidade, o britânico era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa do sistema nervoso que paralisa os músculos.

O mundo acordou nesta quarta-feira, 14 de março, com a notícia da morte do físico Stephen Hawking, aos 76 anos. Um dos mais consagrados cientistas da atualidade, o britânico era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa do sistema nervoso que paralisa os músculos. Hoje o blog da Traduzca homenageia Hawking com curiosidades sobre a vida e a obra do gênio.

Com apenas 37 anos, Stephen Hawking foi nomeado como professor lucasiano de matemática da Universidade de Cambridge, cargo que ocupou por 30 anos.

Com apenas 37 anos, Stephen Hawking foi nomeado como professor lucasiano de matemática da Universidade de Cambridge, cargo que ocupou por 30 anos.

  • Stephen William Hawking nasceu em Oxford, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte do também físico e matemático italiano Galileu Galilei.
  • Com apenas 37 anos, Hawking foi nomeado como professor lucasiano de matemática da Universidade de Cambridge. Ele ocupou o posto até 2009, quando atingiu a idade limite para o cargo. Isaac Newton, Charles Babbage e George Gabriel Stokes também já exerceram a cadeira, criada em 1663.
  • Foi diretor de pesquisas do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.
  • Recebeu diversos prêmios durante toda a sua vida, como a Medalha Albert Einstein, Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society e o título de “Companheiro de Honra”, da Rainha Elizabeth II.
  • É autor de 14 livros sobre física, matemática e cosmologia, como “Uma Breve História do Tempo” e “O Universo numa Casca de Noz”. Sua vida já foi contada em dois documentários e dois filme. O último deles, “A Teoria de Tudo” (2014) é baseado no livro de memórias de sua ex-esposa Jane Hawking.
  • Hawking foi diagnosticado com a ELA aos 21 anos. Em 1985 foi submetido a uma traqueostomia, e desde então se comunicava por um sintetizador de voz. Aos poucos, a doença foi limitando seu movimentos motores.
  • O físico faleceu na madrugada de 14 de março, data de nascimento de Albert Einstein, outro gênio da ciência mundial. Por coincidência, é comemorado o Dia do Pi também nesta data, devido ao valor da constante matemática π 3,14.