O mundo acordou nesta quarta-feira, 14 de março, com a notícia da morte do físico Stephen Hawking, aos 76 anos. Um dos mais consagrados cientistas da atualidade, o britânico era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa do sistema nervoso que paralisa os músculos. Hoje o blog da Traduzca homenageia Hawking com curiosidades sobre a vida e a obra do gênio.

Com apenas 37 anos, Stephen Hawking foi nomeado como professor lucasiano de matemática da Universidade de Cambridge, cargo que ocupou por 30 anos.
- Stephen William Hawking nasceu em Oxford, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte do também físico e matemático italiano Galileu Galilei.
- Com apenas 37 anos, Hawking foi nomeado como professor lucasiano de matemática da Universidade de Cambridge. Ele ocupou o posto até 2009, quando atingiu a idade limite para o cargo. Isaac Newton, Charles Babbage e George Gabriel Stokes também já exerceram a cadeira, criada em 1663.
- Foi diretor de pesquisas do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.
- Recebeu diversos prêmios durante toda a sua vida, como a Medalha Albert Einstein, Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society e o título de “Companheiro de Honra”, da Rainha Elizabeth II.
- É autor de 14 livros sobre física, matemática e cosmologia, como “Uma Breve História do Tempo” e “O Universo numa Casca de Noz”. Sua vida já foi contada em dois documentários e dois filme. O último deles, “A Teoria de Tudo” (2014) é baseado no livro de memórias de sua ex-esposa Jane Hawking.
- Hawking foi diagnosticado com a ELA aos 21 anos. Em 1985 foi submetido a uma traqueostomia, e desde então se comunicava por um sintetizador de voz. Aos poucos, a doença foi limitando seu movimentos motores.
- O físico faleceu na madrugada de 14 de março, data de nascimento de Albert Einstein, outro gênio da ciência mundial. Por coincidência, é comemorado o Dia do Pi também nesta data, devido ao valor da constante matemática π 3,14.