David Bowie lançou seu próprio provedor de internet em 1998 - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!
Cama encontrada em estacionamento pode ter pertencido ao rei Henrique VII
26 de fevereiro de 2019
“A Lua”, de Tarsila do Amaral, agora faz parte do acervo do MoMa
28 de fevereiro de 2019

David Bowie lançou seu próprio provedor de internet em 1998

Cantor, compositor, ator… David Bowie foi muito mais que um músico de sucesso por mais de 50 anos. Foi um visionário. Entre tantas facetas criadas, o astro inglês, conhecido como o Camaleão do Rock, chegou a lançar seu próprio provedor de internet nos anos de 1990. Se você foi pego de surpresa por essa informação, acredite: no auge, o projeto chegou a ter mais de 100 mil clientes cadastrados e que pagavam pelo serviço.

O nome do provedor era BowieNet e funcionava como uma comunidade de fãs do artista. O serviço foi lançado nos Estados Unidos em setembro de 1998 e custava US$ 19,95 por mês. No ano seguinte, chegou ao restante do mundo. Cada usuário tinha acesso à internet e recebia conteúdos exclusivos de David Bowie. Além de ser um discador, o provedor também funcionava como uma comunidade do músico na rede mundial de computadores – uma espécie de Facebook exclusivo. Página inicial customizada, endereço de e-mail próprio (nome@davidbowie.com), grupos de notícias e salas de bate papo faziam parte do pacote.

O próprio artista usava o provedor. No lançamento, Bowie disse que criara “um ambiente onde não só meus fãs, mas todos os amantes da música pudessem ser parte da mesma comunidade”. Para interagir com seus fãs na rede própria, o astro inglês criou o personagem Sailor, que postava os conteúdos e conversava nos grupos de bate-papo disponíveis. O serviço foi inovador no mundo, e David Bowie antecipou o conceito de redes sociais lançado pelo MySpace em 2003 e pelo Facebook em 2004.

Criador do alter ego Ziggy Stardust e de sucessos como Space Oddity, Under Pressure e Starmam, David Bowie faleceu em janeiro de 2016 aos 69 anos de idade, em Nova York. Natural de Londres, o músico passou por várias fases durante sua carreira e deixou um legado na história da música mundial.