Conheça as dez bandeiras da história do Brasil
Pesquisadores europeus detectam água em estado líquido em Marte
30/07/2018
Ao completar 50 anos, Big Mac vai se tornar moeda global em ação de marketing
01/08/2018

Conheça as dez bandeiras da história do Brasil

A história do Brasil registra fatos marcantes. Seja na construção de nossa identidade ou na evolução da sociedade, vários momentos ficaram marcados ao longo dos mais de 500 anos. Neste período, desde que Cabral desembarcou em terras brasileiras, nosso país já ostentou 10 bandeiras diferentes, que determinam alguns períodos que vivemos. Hoje apresentamos a dezena de pavilhões que já representaram o Brasil.

Desde o descobrimento até 1645, o Brasil utilizou as mesmas bandeiras que Portugal. Como colônia, nosso primeiro estandarte trazia a Cruz da Ordem Militar de Cristo com o escudo real português em um fundo branco, pavilhão oficial até 1521, quando Dom João III tirou a cruz e colocou uma coroa.

Em 1616, o escudo real mudou novamente, e a nova bandeira foi adotada no período da ocupação espanhola. Criada pelo rei Felipe II da Espanha, ela mantinha o escudo e a coroa real portuguesa, envoltos por cinco ramos em cada lado. Quando recuperou sua independência, em 1640, Portugal introduziu a Bandeira da Restauração, vigente no Brasil até 1645.

A primeira bandeira exclusivamente brasileira foi criada em 1645, quando o rei português Dom João IV conferiu o título de Principado do Brasil ao nosso país. O estandarte, utilizado até 1816, trazia uma esfera armilar, instrumento utilizado em navegação, em um fundo branco. Quando a família real portuguesa desembarcou por aqui, nosso país passou a ter status de reino, e o pavilhão foi alterado novamente. Agora, como Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, recebe um brasão com o escudo real português sobre a esfera armilar.

Quando a família real voltou para Portugal, em 1821, Dom João VI passou a ser o rei constitucional do Brasil, criando, então, a Bandeira do Regime Constitucional. Um ano depois, Dom Pedro I, o príncipe regente, proclamou a independência do país e modificou o estandarte mais uma vez. Foi em 1822 que as cores verde e amarela apareceram pela primeira vez.

O período do Brasil imperial durou pouco, e em 1889 a república foi proclamada. Como não podia deixar de ser, a bandeira foi alterada, agora tendo o pavilhão norte-americano como inspiração, e foi chamada de Bandeira da República Provisória. No mesmo ano, foi modificada novamente, já adotando o modelo como conhecemos hoje.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by