Dia do Professor: 5 filmes com histórias de professores inspiradores
Conheça os significados das campanhas que dão cores aos meses do ano
11 de outubro de 2018
Aumento do nível do mar pode sumir com mais de uma dezena de ilhas nos próximos anos
16 de outubro de 2018

Dia do Professor: 5 filmes com histórias de professores inspiradores

No 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. São eles os responsáveis por formar todas as outras profissões. Um professor inspirador pode fazer toda a diferença na vida de seu aluno e, como dizem que a arte imita a vida, no cinema também não poderia ser diferente. Conheça alguns dos títulos que utilizaram o trabalho de professores como tema.

A Onda

Jürgen Vogel interpreta o professor.

Filme alemão de 2008 dirigido por Dennis Gansel, foi inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda. O longa relata a história de um professor que decide fazer um projeto com seus alunos, transformando a sala em um tipo de governo fascista, mas os alunos começam a sair do controle e a propagar “A Onda” por toda a cidade, tornando o projeto um movimento real.

Coach Carter: Treino para a Vida

Samuel L Jackson interpreta o técnico do time de basquete.

Em uma escola com altas taxas de repetência e evasão, o dono de uma loja de artigos esportivos Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, aceitou o convite para se tornar técnico de um time de basquete que já colecionava derrotas. Enquanto treinava o grupo para vencer as competições, ele demonstra preocupação com o desempenho escolar dos jogadores. O filme mostra como o técnico acreditou no potencial dos alunos, propondo-lhes o desafio para que fossem além de seus limites.

Escritores da Liberdade

Hilary Swank interpreta a professora.

Baseado em uma história real, o filme conta a história da novata professora Erin Grunwell, que chega a uma escola marcada por separatismos e preconceitos raciais. Obstinada a mudar a realidade da escola e de seus estudantes, a professora parte das histórias dos jovens para promover transformação.

Uma Lição de Vida

Oliver Litondo interpreta o estudante idoso.

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade.

Preciosa

Gabourey Sidibe interpreta Preciosa.

Um bom professor consegue ir além dos conteúdos. E foi exatamente isso que ajudou a fazer a diferença na vida da adolescente Claireece Preciosa Jones, que frequentemente era discriminada por ser negra e obesa. Aos 16 anos, ela vive em um ambiente hostil, privada de uma série de direitos e violentada pelos pais. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é expulsa da sua escola e vai para uma instituição educacional que também recebe outros alunos que não se adaptaram ao local onde estudavam. Lá a menina encontra a professora Rain, que incentiva os alunos a escrever para expressar o que estavam sentindo e enfrentar os desafios das suas vidas.

Conhece outros filmes com esse tema? Compartilhe com a gente nos comentários.