_yoast_wpseo_title
Páscoa: o que coelhos e ovos têm a ver com isso?
18 de abril de 2014
Um Brasil de portugueses, espanhóis, italianos…
22 de abril de 2014

Dia de lembrar Tiradentes

TiradentesO primeiro movimento separatista da história do Brasil, a Inconfidência Mineira, teve um grande líder: Joaquim José da Silva Xavier. Conhecido como Tiradentes, ele nasceu em Minas Gerais em 1746. Filho do proprietário rural português Domingos da Silva Xavier e de Maria Paula da Encarnação Xavier, se viu órfão de pai e mãe bastante jovem, tendo ficado sob a tutela do tio e dentista Sebastião Ferreira Leitão.

Com o passar do tempo, exerceu diversas profissões. Trabalhou como mascate e minerador, também atuou na área da farmácia e se dedicou à profissão de dentista, oque lhe rendeu o apelido. Ainda tentou a carreira militar, e foi ao exercê-la que o contato com ideais iluministas o inspiraram a se manifestar contra o poder e o domínio que Portugal exercia sobre a colônia brasileira. Aliado a integrantes do clero e da elite mineira, começou a pregar os seus ideais em Vila Rica e arredores.

A independência dos Estados Unidos em relação ao Império Britânico, declarada em 1776, trouxe um reforço ideológico ainda maior. Com a decretação da derrama, que permitia a cobrança forçada de impostos por parte da coroa portuguesa mesmo em meio ao declínio da produção de ouro, o sentimento de revolta atingiu o seu ápice.

A revolução, que ganharia imediata adesão da população, no entanto, não chegou a se consumar de fato. Em 15 de março de 1789, a conspiração acabou delatada à corte. A princípio, Tiradentes negou a sua participação, mas em seguida assumiu a responsabilidade, inocentando os companheiros. Foi o único julgado que teve a pena de morte mantida, sendo enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Tornou-se, assim, mártir da Independência e da República.