_yoast_wpseo_title
Páscoa: o que coelhos e ovos têm a ver com isso?
18/04/2014
Um Brasil de portugueses, espanhóis, italianos…
22/04/2014

Dia de lembrar Tiradentes

TiradentesO primeiro movimento separatista da história do Brasil, a Inconfidência Mineira, teve um grande líder: Joaquim José da Silva Xavier. Conhecido como Tiradentes, ele nasceu em Minas Gerais em 1746. Filho do proprietário rural português Domingos da Silva Xavier e de Maria Paula da Encarnação Xavier, se viu órfão de pai e mãe bastante jovem, tendo ficado sob a tutela do tio e dentista Sebastião Ferreira Leitão.

Com o passar do tempo, exerceu diversas profissões. Trabalhou como mascate e minerador, também atuou na área da farmácia e se dedicou à profissão de dentista, oque lhe rendeu o apelido. Ainda tentou a carreira militar, e foi ao exercê-la que o contato com ideais iluministas o inspiraram a se manifestar contra o poder e o domínio que Portugal exercia sobre a colônia brasileira. Aliado a integrantes do clero e da elite mineira, começou a pregar os seus ideais em Vila Rica e arredores.

A independência dos Estados Unidos em relação ao Império Britânico, declarada em 1776, trouxe um reforço ideológico ainda maior. Com a decretação da derrama, que permitia a cobrança forçada de impostos por parte da coroa portuguesa mesmo em meio ao declínio da produção de ouro, o sentimento de revolta atingiu o seu ápice.

A revolução, que ganharia imediata adesão da população, no entanto, não chegou a se consumar de fato. Em 15 de março de 1789, a conspiração acabou delatada à corte. A princípio, Tiradentes negou a sua participação, mas em seguida assumiu a responsabilidade, inocentando os companheiros. Foi o único julgado que teve a pena de morte mantida, sendo enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Tornou-se, assim, mártir da Independência e da República.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by