_yoast_wpseo_focuskw
Cuidado com os modismos no nosso idioma: Saiba como evitar alguns deles
17 de novembro de 2016
Los Angeles, Budapeste e Paris estão na disputa para serem a sede dos Jogos Olímpicos de 2024
21 de novembro de 2016

Dicionário Oxford elege “pós-verdade” como a palavra do ano em inglês em 2016

“Pós-verdade” (“post-truth”, em inglês) foi escolhida como a palavra do ano de 2016 pelo Dicionário Oxford. Anualmente, a editora de dicionários britânica aponta a palavra que atraiu o maior interesse das pessoas. O termo ganhou popularidade nas campanhas do plebiscito do Brexit e da eleição americana, vencida por Donald Trump.
01-pos-verdade-dicionario-oxford-palavra-do-ano
Segundo o dicionário britânico, o adjetivo pós-verdade significa “algo relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influêna na formação da opinião pública do que apelos à emoção ou à crença pessoal”. A definição atual de “pós-verdade” foi feita pela primeira vez em 1992 pelo dramaturgo norte-americano de origem sérvia, Steve Tesich. A utilização da palavra “pós-verdade” cresceu 2.000% em comparação com o ano passado.

O uso da expressão em inglês está intimamente ligada aos debates políticos, geralmente utilizada por quem avalia que a verdade em si perde relevância. Um exemplo disso é o boato de que o Papa Francisco seria um apoiador da candidatura de Donald Trump. As fontes que divulgaram a informação falsa tiveram o mesmo peso das fontes que negaram a notícia.

Em 2015, pela primeira vez um emoji foi eleito como palavra do ano. A carinha mais usada no ano de 2015 foi o emoji “chorando de rir”.