Diretor da NASA reclassifica Plutão como nono planeta do Sistema Solar
Artista suíço planta 300 árvores dentro de estádio de futebol na Áustria
12/02/2020
Saiba porque alguns países da Ásia terminam com “-istão”
14/02/2020

Diretor da NASA reclassifica Plutão como nono planeta do Sistema Solar

Rebaixado para categoria de “planeta-anão” em 2006 pela União Astronômica Internacional, a classificação de Plutão voltou a ser notícia na imprensa científica especializada recentemente. Isso porque Jim Bridenstinem, atual administrador da NASA, disse em comunicado à imprensa que considera como planeta membro do Sistema Solar o maior astro além da órbita de Netuno. A declaração, claro, gerou polêmica entre astrônomos, especialistas e entusiastas da astronomia. Na sua opinião: Plutão é ou não um planeta?

“Só para que vocês saibam, para mim, Plutão é um planeta. Vocês podem escrever que o administrador da NASA declarou Plutão como um planeta de novo. Estou certo disso, é como aprendi e é nisso que acredito”, disse Bridenstinem durante uma visita ao Edifício de Ciências de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Colorado, Estados Unidos. A fala do administrador da Agência Espacial Norte-Americana iniciou uma polêmica porque, desde que a União Astronômica Internacional rebaixou Plutão em 2006, especialistas discutem qual critério deve ser adotado para definir que tipo de astro é ou não um planeta.

Segundo a União Astronômica Internacional, os astros devem preencher alguns pré-requisitos, como: orbitar ao redor do Sol, ter auto gravidade suficiente para ter forma redonda (ou arredondada) e possuir uma órbita não influenciada diretamente por outros planetas. Seguindo estas definições, Plutão foi rebaixado à categoria de “planeta-anão” porque é rodeado por outros objetos semelhantes a si próprio. A explicação, porém, não é consenso entre cientistas e muitos ainda consideram o astro como o nono planeta do Sistema Solar.

Plutão foi descoberto em 1930 pelo astrônomo norte-americano Clyde Tombaugh e até 1992 seu status de nono planeta do Sistema Solar era incontestável. Porém, a descoberta de outros objetos similares ao astro dentro do Sistema Solar fez com que sua classificação fosse discutida por especialistas em astronomia. Em 2006, a União Astronômica Internacional resolveu encerrar a discussão dando a classificação de planeta-anão a Plutão, Éris e Ceres.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?