Editor de Matrix revela o que significa a abertura do filme - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!
Site recria posters dos indicados a melhor filme do Oscar 2019
22 de fevereiro de 2019
Cama encontrada em estacionamento pode ter pertencido ao rei Henrique VII
26 de fevereiro de 2019

Editor de Matrix revela o que significa a abertura do filme

O último fim de semana foi dedicado aos amantes do cinema no mundo todo. A 91ª edição do Oscar bateu recordes de diversidade, entregando o prêmio para 15 mulheres e 7 negros, algo inédito na história da academia. Mas não é sobre Bohemian Rhapsody, o grande campeão da noite, com 5 estatuetas, ou Green Book, escolhido como o melhor filme, que falaremos hoje. Um clássico da sétima arte, que completa 20 anos em 2019, teve um dos grande segredos revelados recentemente.

O filme em questão é Matrix, um dos grandes clássicos do cinema mundial lançado em 1999. Sucesso de bilheteria na época, o longa chama a atenção do espectador do início ao fim, pela história e pela série de efeitos visuais.

A abertura de Matrix, uma série de códigos indecifráveis em verde, com caracteres caindo da tela, teve o seu segredo revelado recentemente pelo supervisor de efeitos visuais do longa, o inglês Simon Whiteley. Durante entrevista ao portal CNet, contando um pouco de sua trajetória no mundo do cinema, ele revelou que a animação do início do filme nada mais é do que receitas de sushi.

Whiteley, que é casado com uma japonesa, revelou que sua inspiração foram os livros de culinária usados por ela. “Gosto de dizer a todos que o código de ‘Matrix’ é feito de receitas de sushi japonês”, disse ao site. “Sem esse código, não haveria Matrix”, brincou o britânico, que também trabalhou em “Babe”, de 1995 e “Lego – o Filme”, de 2014. Atualmente, Whiteley trabalha no estúdio de animação visual e efeitos visuais Animal, em Sydney, na Austrália.

Em 2000, Matrix recebeu quatro indicações ao Oscar, e ganhou todos os prêmios da noite: melhor montagem, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhores efeitos visuais.