Erro de impressão coloca mestre Jedi Yoda ao lado do rei Faisal da Arábia Saudita
Suíça é um dos principais destinos para quem deseja fazer intercâmbio
10 de setembro de 2019
Saiba se é possível solicitar a cidadania alemã por casamento
12 de setembro de 2019

Erro de impressão coloca mestre Jedi Yoda ao lado do rei Faisal da Arábia Saudita

Sabe quando você precisa entregar um documento impresso e só percebe um erro após imprimir e entregar várias edições do mesmo arquivo? Na maioria das vezes, tentamos resolver o mais rápido possível para que ninguém perceba, mas às vezes isso acontece tarde demais, e a notícia sobre o trabalho é justamente a falha que passou despercebida. Um caso bem parecido com esse aconteceu recentemente na Arábia Saudita, mais precisamente nos livros de história que o Ministério da Educação local enviou para escolas de todo o país. A falha em questão, porém, foi percebida por fãs do mundo do cinema de vários lugares do mundo.

No caso saudita, sobre o qual falamos hoje, o erro não foi ortográfico, mas sim em uma foto. No capítulo que fala sobre o governo do rei Faisal, líder da Arábia Saudita entre 1964 e 1975, o governante aparece em uma imagem ao lado do mestre Jedi Yoda, personagem da série de filmes Guerra nas Estrelas. A cena, que obviamente nunca aconteceu, parou nos livros de história disponibilizados para escolas do país por um erro ainda inexplicado, mas que já está sendo corrigido.

Em nota assinada por Ahmed al-Eissa, Ministro da Educação da Arábia Saudita, o governo local informa que o ministério decidiu imprimir uma versão corrigida e retirar todas as anteriores de circulação, além de formar um “comitê legal para determinar a fonte do erro e tomar as medidas apropriadas”. O responsável pela pasta ainda afirma que “o Ministério da Educação lamenta o erro inadvertido”. Procurado pelo jornal norte-americano New York Times, o autor da imagem, o artista saudita Abdullah al-Sheri, de 26 anos, brincou dizendo que “fui eu quem desenhou, mas não fui eu quem colocou no livro” e que o retrato faz parte de uma série de montagens que mostra personagens da ficção presentes em grandes momentos da história.

O artista diz que o rei Faisal “era sábio e sempre foi enérgico em seus discursos”, disse Shehri sobre o rei. “Então eu descobri que Yoda era o personagem mais próximo do rei. E também Yoda, seu sabre de luz e a bandeira da Arábia Saudita – é tudo verde” e que nunca pensou em ofender a imagem do histórico líder. O jovem afirma que ficou sabendo do erro de impressão porque sua mãe, que é professora na Arábia Saudita, mandou uma mensagem com uma foto do livro.