Escudo em homenagem a Giuseppe Garibaldi é encontrado em Roma, na Itália
Ilustrador cria série que mescla o agreste brasileiro e a cultura cyberpunk
07/01/2020
Casal Harry e Meghan renuncia a cargos da Coroa Britânica
09/01/2020

Escudo em homenagem a Giuseppe Garibaldi é encontrado em Roma, na Itália

Um escudo de bronze foi encontrado pelo Departamento Operacional de Proteção ao Patrimônio Cultural de Roma, na Itália, após quase duas décadas do seu desaparecimento. O objeto, que pesa 50 kg e possui 118 cm de diâmetro, foi uma homenagem da capital italiana ao general francês Giuseppe Garibaldi, pelos seus bravos serviços prestados ao país. O escudo foi encontrado na casa de um arquiteto, e a Carabinieri (como é chamada a polícia italiana) está investigando como que ele foi parar lá.

Giuseppe Garibaldi nasceu em Nice, na França, no início do século XIX, e pouco se sabe sobre a sua infância. Chegou ao Brasil antes de completar 30 anos de idade, e conheceu, no Rio de Janeiro, o general Bento Gonçalves, que era líder do movimento Farroupilha e que tentava separar o Rio Grande do Sul do restante do Brasil. Nomeado capitão-tenente, Garibaldi ajudou a liderar tropas durante o conflito que se estendeu por 10 anos no sul do país. Durante a Guerra dos Farrapos, conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, com quem se casou.

A descoberta do paradeiro do escudo foi anunciada pela conta de Instagram da polícia italiana. Na postagem, na qual três oficiais aparecem ao lado do objeto encontrado, a Carabinieri escreve que “graças ao trabalho minucioso do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural e da Estação Gianicolense de Roma, o ‘Escudo de Garibaldi’ foi encontrado e recuperado. Uma obra única do gênero, foi presente do povo siciliano como sinal de afeto e gratidão, após seu desembarque em Marsala. Ele foi roubado no início dos anos 2000 do Museu Nacional do Ressurgimento, no Palazzo del Vittoriano”.

A peça foi criada pelo artista plástico Antonio Ximenes, pai do renomado escultor Ettore Ximenes. O escudo possui o rosto de Giuseppe Garibaldi estampado em seu centro, referências às principais batalhas travadas por ele em seu entorno, além do nome dos mil soldados que o acompanharam durante a invasão à Sicília, em 1860, quando apoiou a unificação italiana. Por ter participado de conflitos na América do Sul e na Europa, Garibaldi recebeu o apelido de “herói de dois mundos”.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by