_yoast_wpseo_title
Admirável Mundo Novo será adaptado para TV por Steven Spielberg
19/05/2015
“Chatô, o Rei do Brasil” tem trailer divulgado
21/05/2015

Espaçonave movida a radiação solar está em fase de testes

lightsail-1-planetary-society

Um projeto criado pelo astrônomo norte-americano Carl Sagan está em fase de testes nos Estados Unidos. O conceito de Navegação Solar, batizado por ele de LightSail em 1976, consiste em viajar por meio da radiação e das partículas emitidas pelo Sol, pelo “vento” do Sol.

Usando o mesmo projeto dos barcos à vela, a Navegação Solar pode levar para o meio do sistema solar muito mais rapidamente do que a propulsão de foguetes convencionais.

Quase 40 anos depois de Sagan idealizar o projeto, a espaçonave terá um voo de teste. A LightSail não é o primeiro projeto do tipo. O Japão e os Estados Unidos já realizaram testes com sucesso, mas a vela criada pelo astrônomo, na década de 70, tem mais chances de ser adotada no futuro.

O valor do equipamento é considerado baixo para esse tipo de projeto, cerca de US$ 4,5 milhões, e não exige combustível, que é um dos elementos que mais aumentam os custos de um voo. O primeiro teste será no final de maio e, se todos elementos funcionarem, a vela vai para o espaço no primeiro semestre de 2016.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by