Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz será inaugurada na Antártida
Sites para encontrar documentos e registros de descendência europeia
13/01/2020
Conheça a cidade do País de Gales com o maior nome do mundo
15/01/2020

Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz será inaugurada na Antártida

Quase oito anos após o incêndio que destruiu parcialmente a estrutura brasileira na Antártida em fevereiro de 2012, a base militar Estação Antártica Comandante Ferraz está pronta para ser reaberta oficialmente. O novo complexo, com mais de 4,5 mil metros quadrados, possui modernos laboratórios, alojamentos para até 64 pessoas, oficinas, academia, biblioteca e toda a infraestrutura para que militares e cientistas possam estudar e pesquisar inovações para o Brasil a partir do continente gelado.

A Estação Antártica Comandante Ferraz está localizada na ilha do Rei George, região reclamada por Argentina, Chile e Reino Unido antes do Tratado da Antártida, assinado em 1º de dezembro de 1959. A primeira base brasileira na Antártida foi inaugurada em fevereiro de 1984, tendo sido batizada em homenagem ao comandante Luís Antônio de Carvalho Ferraz, oficial da marinha brasileira pioneiro na exploração do continente e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do programa antártico brasileiro, nas décadas de 1970 e 1980.

Dividida em três módulos, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz conta com equipamentos de segurança e com o que há de mais moderno para pesquisas na Antártida. São 17 novos laboratórios equipados, 32 dormitórios e auditório, além de uma estação de tratamento de água e esgoto própria. Mesmo com a nova base em construção, as pesquisas brasileiras no continente gelado não pararam. Com mais de três décadas de trabalho, os pesquisadores que lá ficam usaram módulos emergenciais em uma estação provisória.

Com temperatura média de -2,3ºC, só é possível trabalhar na Ilha do Rei George durante o verão. Por isso, as obras foram realizadas em diferentes etapas entre os meses de outubro e março. Algumas parte da Estação Antártica Comandante Ferraz foram fabricadas na China e montadas no local após o inverno. Durante o inverno, é possível trabalhar na Antártida apenas dentro das estações, realizando serviços externos em pequenos períodos.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by