Estados Unidos prepara operação que levará panda Bei Bei para a China
Cinco nomes para entender a proclamação da república no Brasil
14/11/2019
Exposição imersiva apresenta vida e obra de Leonardo da Vinci
19/11/2019

Estados Unidos prepara operação que levará panda Bei Bei para a China

Uma grande operação planejada há quatro anos terá início nesta terça-feira, 19 de novembro. O panda gigante Bei Bei deixará o Zoológico Nacional do Smithsonian, em Washington DC, rumo à China. Pesando mais de 100 quilos, o filhote é acompanhado por cuidadores e turistas desde que nasceu, em 2015. A despedida, porém, já era prevista. Desde agosto, crianças que visitam o zoo diariamente levam cartazes com os dizeres “bye, bye, Bei Bei”, ou “tchau, tchau, Bei Bei” na tradução do inglês para o português.

Mesmo nascido nos Estados Unidos, o mamífero deve ser repatriado ao território chinês. Filho dos pandas Tian Tian e Mei Xiang, Bei Bei faz parte do acordo chamado “diplomacia do panda”, uma regra instituída pelo governo do gigante asiático que prevê o retorno do animal para cruzar com outros animais protegidos em santuários e garantir a reprodução da espécie ameaçada de extinção. Seus irmãos mais velhos, Tai Shan e Bao Bao, já retornaram à China, mas seus pais, no entanto, permanecem nos Estados Unidos até dezembro de 2020, quando um novo acordo for negociado entre os países.

Para que o trajeto de 16 horas entre Estados Unidos e China seja realizado com sucesso, uma série de precauções estão sendo tomadas desde o seu nascimento. A empresa de entregas FedEx preparou um Boeing 777 exclusivamente para o voo, que está sendo chamado de “Panda Express”. Há meses os cuidadores de Bei Bei o treinam para sentar na gaiola que o transportará durante a viagem. Além de veterinários responsáveis, a aeronave levará entre 15 e 20 quilos de bambu, maçãs, cenouras, cana-de-açúcar, mel e biscoitos.

Nascido no zoológico de Washington DC em agosto de 2015, o nome Bei Bei foi revelado durante uma cerimônia que contou com as presenças das primeiras-damas dos Estados Unidos, Michelle Obama, e da China, Peng Liyuan. Na tradução do mandarim para o português, o nome Bei Bei pode ser traduzido como “tesouro precioso”.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by