Exposição do Museu do Louvre recria Mona Lisa em realidade virtual
Governo dos Estados Unidos oferece visto para profissionais qualificados
30/10/2019
Cidade dos Países Baixos tem mais de 200 nomes diferentes
01/11/2019

Exposição do Museu do Louvre recria Mona Lisa em realidade virtual

No ano que são lembrados os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, vários museus em todos os cantos do mundo organizam mostras de trabalhos criados, desenhados e imaginados pelo gênio italiano do século XV. Uma das maiores exposições realizadas é a do Museu do Louvre, na França, local que guarda uma das principais obras do artista, o quadro Mona Lisa. O museu desenvolveu uma experiência imersiva em realidade virtual, disponível até fevereiro de 2020.

Italiano de nascença, Leonardo da Vinci é um dos maiores polímatas – ou seja, considerado um gênio em distintas áreas do conhecimento, que vão da física e matemática à pintura e escultura – da história da humanidade,. Além disso, é responsável por invenções muito à frente de seu tempo, como a calculadora, o helicóptero, o tanque de guerra e o uso da energia solar, tecnologias impensáveis no século XV. Por todos esses motivos, a melhor forma de homenagear da Vinci é utilizando o que há de mais moderno hoje.

Para que a homenagem fosse possível, o Museu do Louvre fez uma parceria com a empresa de tecnologia HTC VIVE arts e o estúdio Emissive, que juntos desenvolveram a exposição “Mona Lisa: Beyond the Glass”, ou “Mona Lisa: Além do Vidro”, uma referência ao local onde a peça está em exibição desde o fim da Revolução Francesa, em 1799. Com 11 aparelhos de realidade virtual, a mostra usa dados de infravermelho, raio-x e refração para reconstruir o famoso quadro em 3D, apresentando detalhes e colocando Mona Lisa em movimento.

A experiência permite que os visitantes entrem na obra, mesmo que virtualmente, e conheçam detalhes quase invisíveis a olho nu, como o véu que cobre os cabelos de Lisa Gherardini, com alguns fios de cabelo soltos ao lado do rosto. Também é possível ter acesso a informações sobre as técnicas usadas por Leonardo da Vinci para pintar sua obra-prima.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by