Exposição multimídia transforma obras de Van Gogh em animações 3D
Projeto “Elefante Letrado” busca estimular o hábito da leitura em crianças
02/04/2019
Estudante de 14 anos encontra relíquias dos séculos X e XI em Glasgow, na Escócia
04/04/2019

Exposição multimídia transforma obras de Van Gogh em animações 3D

Vincent van Gogh é um dos maiores nomes da arte mundial. O pintor holandês, reconhecido como um dos ícones do pós-impressionismo, faleceu aos 37 anos de idade na França. Suas obras, porém, ficaram na história e até hoje atraem multidões para museus no mundo todo. Agora, uma exposição em sua homenagem está chamando a atenção dos fãs de sua arte: uma imersão animada na obra do artista está em cartaz em um dos mais novos e modernos museus da Europa.

Batizada com o nome de uma de suas mais famosas obras, a exposição “Van Gogh, La nuit étoilée” ou “Van Gogh, A noite estrelada”, na tradução do francês para o português, está em cartaz no moderno Ateliê das Luzes, em Paris. A mostra não tem nenhuma obra original do pintor holandês, mas sim reproduções de quadros do artista: são cerca de 500 imagens animadas com efeito 3D, projetadas em alta definição nas paredes de 10 metros de altura do local.

O “L’Atelier des Lumières” ou “Ateliê das Luzes” de Paris foi inaugurado em abril de 2018 e é um dos mais icônicos lugares dedicados à cultura do mundo. O espaço de 3.300 m² tem como objetivo unir arte e tecnologia, contando com 140 projetores de vídeo e um moderno sistema de áudio que promete uma viagem de descobrimento na obra de grandes nomes da história da arte. A exposição em homenagem a Van Gogh fica em cartaz até dezembro deste ano.

A obra “Noite Estrelada”, que batiza a exposição, foi assunto recentemente aqui no blog da Traduzca. Na época, falamos de um casal norte-americano que pintou a casa em que a família mora como o quadro de Van Gogh para que seu filho portador de autismo pudesse passear na rua e não se perder. O portal alemão Deutsche Welle, que tem uma versão em português para o Brasil, visitou a exposição em homenagem aos holandês. Para assistir a matéria, clique aqui.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by