Exposição sobre a vida de dom Paulo Evaristo Arns é inaugurada em São Paulo
Príncipe George completa 5 anos e ganha moeda exclusiva
23/07/2018
Descendentes de Luxemburgo têm direito à cidadania
25/07/2018

Exposição sobre a vida de dom Paulo Evaristo Arns é inaugurada em São Paulo

Nascido em Forquilhinha, Santa Catarina, Dom Paulo Evaristo Arns foi nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI em 1970.

Nascido em Forquilhinha, Santa Catarina, Dom Paulo Evaristo Arns foi nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI em 1970.

Líder religioso e militante dos direitos humanos, o arcebispo emérito de São Paulo e cardeal dom Paulo Evaristo Arns, falecido em 2016, é o tema de uma exposição, com fotos, vídeos e instalações com diferentes momentos de sua vida, no Centro Cultural dos Correios, em São Paulo. A mostra, chamada “Dom Paulo Evaristo Arns: 95 Anos”, foi inaugurada no último sábado e pode ser visitada gratuitamente.

Quinto filho de treze irmãos, Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em Forquilhinha, município de Santa Catarina, em 1921. Após cursar filosofia em Curitiba, mudou-se para Petrópolis, onde firmou residência. Na cidade, cursou teologia e foi ordenado presbítero da cidade em 1945. Anos mais tarde, em 1966, foi eleito bispo da Sé Titular de Respecta e auxiliar de São Paulo. No início da década de 70, foi nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI, exercendo o cargo até 1998, quando renunciou por limite de idade.

A curadoria da exposição foi dividida entre Maria Angela Borsoi, Paulo Pedrini, Evanize Sydow e Marilda Ferri. As duas últimas são as autoras da biografia “Dom Paulo Evaristo Arns: Um Homem Amado e Perseguido”, publicada em 1999. Em entrevista ao portal F5, Marilda conta que o objetivo da exposição é “apresentá-lo, sobretudo às gerações mais novas, de uma forma mais lúdica e com elementos que o livro não permite mostrar”.

Além da atuação religiosa de Arns, a exposição apresenta fatos da vida pessoal do frade franciscano, como seu temperamento calmo, o excelente senso de humor e a paixão pelo Corinthians. A mostra “Dom Paulo Evaristo Arns: 95 anos” está aberta a visitação gratuitamente no Centro Cultural dos Correios de São Paulo de terça a domingo, das 11h às 17h, até o dia 23 de setembro.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by