Fim de semana de datas históricas, com Tiradentes e Descobrimento
Conheça o site que encontra obras de arte pela sua paleta de cores
19/04/2018
Veja fotos raras da NASA que quase foram jogadas fora
23/04/2018

Fim de semana com datas históricas para o Brasil

Tiradentes foi condenado à forca em 1972 e a data de sua morte virou feriado nacional.

Tiradentes foi condenado à forca em 1972 e a data de sua morte virou feriado nacional.

O fim de semana que começa daqui a pouco tem duas datas importantes para a história do Brasil. No sábado, dia 21 de abril, lembramos a história de Tiradentes, figura histórica que lutou pela independência do país no período em que ainda éramos uma colônia portuguesa e morreu enforcado no Rio de Janeiro em 1792. No dia seguinte, completa-se 518 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral e suas caravelas a Porto Seguro, na Bahia.

Sempre que essa época do ano chega, surge a dúvida do por que comemoramos uma data e não a outra. A resposta para essa pergunta você encontra nas linhas a seguir.

Vamos começar a história pelo meio, contando como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, teve a data de sua morte transformada em feriado. Condenado à forca em 1972 (já falamos como isso aconteceu), ele só passou a ser tratado como herói quase 100 anos após o fato. Isso porque seu nome era proibido durante o período imperial; porém, quando a república foi instalada no Brasil, ele foi eleito como mártir cívico-religioso e antimonarquista pelo movimento republicano e a data foi proclamada feriado nacional em 1890.

Além da morte de Tiradentes, outros fatos históricos para o Brasil também aconteceram no dia 21 de abril e o blog da Traduzca relembrou alguns. Para ver, clique aqui.

Mas agora vamos falar sobre domingo, dia 22 de abril. Por que não comemoramos o descobrimento do nosso país? Segue a resposta.

O descobrimento do Brasil é celebrado no dia 22 de abril há pouco tempo. Isso porque, até o início da Revolução de 1930, acreditava-se que a data da chegada de Cabral à Bahia era 03 de maio, dia de Santa Cruz para a Igreja Católica. Quando a carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Cabral, foi publicada, em 1817, descobriu-se que a data correta do descobrimento do Brasil foi o dia 22 de abril, mas o calendário cívico brasileiro só foi corrigido mais de um século depois.

Pedro Álvares Cabral e suas caravelas chegaram à Bahia em 22 de abril de 1500.

Pedro Álvares Cabral e suas caravelas chegaram à Bahia em 22 de abril de 1500.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by