Final da Copa do Catar, em 2022, será disputada em cidade que está em construção
Saiba por que hoje é comemorado o Dia Mundial do Rock
13 de julho de 2018
Saiba quanto “vale” cada membro da Família Real Britânica
17 de julho de 2018

Final da Copa do Catar, em 2022, será disputada em cidade que está em construção

O Lusail Iconic Stadium, palco da final da Copa do Mundo de 2022 no Catar, terá capacidade para 86.250 espectadores.

O Lusail Iconic Stadium, palco da final da Copa do Mundo de 2022 no Catar, terá capacidade para 86.250 espectadores.

A Copa da Rússia terminou. A França se consagrou bicampeã e agora teremos que aguardar cerca de quatro anos e meio até poder ver novamente grandes partidas de futebol no próximo torneio. A próxima Copa, no Catar, será realizada em dezembro de 2022 para preservar os atletas do calor escaldante do Oriente Médio nos meses de junho e julho. Será um Mundial realizado no inverno do hemisfério norte. Mas isso não é o mais inusitado. Para início de conversa, o estádio da próxima final está em construção na cidade de Lusail. Como se não bastasse confiar no cronograma de entrega, a ousadia da organização local vai além: a cidade de Lusail ainda não existe!

Localizada numa região a cerca de 23 quilômetros de distância ao norte da capital Doha, Lusail será erguida a um custo previsto de US$ 45 bilhões de dólares. A previsão é que a estrutura-base da cidade já estará pronta em 2020. Já o Lusail Iconic Stadium, palco que apontará o próximo campeão, terá capacidade para 86.250 espectadores.

Todo esse esforço do Catar vai gerar uma infraestrutura capaz de receber 250 mil habitantes em uma área de 38 quilômetros quadrados. O projeto da cidade nasceu em 2004, mas a confirmação do país como sede, em 2010, acelerou os planos. Além de residências, a nova cidade prevê um polo de negócios e comércio, que podem empregar até 250 mil pessoas.

A Copa do Catar, em 2022, será disputada em oito estádios em cinco cidades: Doha (com quatro estádios), Al Khor, Al Wakrah, Al Rayyan e, claro, a novíssima Lusail.