Google Earth lança ferramenta que disponibiliza áudios de dialetos indígenas
Cinco filmes de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense no cinema
13/08/2019
Paz e amor: Woodstock Music & Art Fair completa 50 anos
15/08/2019

Google Earth lança ferramenta que disponibiliza áudios de dialetos indígenas

Imagine quantos idiomas diferentes são falados diariamente em cada país. Segundo o compêndio Ethnologue, considerado o maior inventário linguístico do planeta, existem hoje 6.912 idiomas e estima-se que existam entre 300 e 400 ainda não catalogados. Só no Brasil, por exemplo, há 187 idiomas em uso além do português. Muitos são de origem indígena, o que fez com que as Nações Unidas elegessem 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Para celebrá-lo, o Google Earth disponibilizou um recurso com o qual é possível escutar áudios de mais de 50 falantes.

Para lançar o projeto, o Google Earth contou com o apoio de educadores fluentes nos 50 idiomas selecionados pela ferramenta. Um dos selecionados é Tania Haerekitera Tapueluelu Wolfgramm, que pertence aos povos indígenas Māori e Tongan. Em uma entrevista, a educadora diz que “centenas de idiomas estão a poucos dias de nunca mais serem falados ou ouvidos”, e que “colocando os dialetos indígenas no cenário global, reivindicamos nosso direito de falar sobre nossas vidas, com nossas próprias palavras. Isso significa tudo para nós”.

Idiomas de vários locais do mundo fazem parte da plataforma, inclusive do Brasil: o Sanöma, da família linguística do Yanomami, é falado por 6 mil pessoas em nosso país e na Venezuela. O catálogo também inclui idiomas do Marrocos, Burkina Faso, Finlândia, Turquia, Rússia e Mianmar, além de outras nações africanas, europeias, asiáticas, americanas e da Oceania, como o Te Reo Māori, dialeto da Polinésia Oriental e nativo da Nova Zelândia, gravado por Wikuki Kingi, que afirma que “falar Te Reo Maori me conecta com meus parentes, com a terra, os rios e o oceano, e pode me levar a outro tempo e lugar”.

O projeto, contudo, não está fechado. O Google Earth disponibilizou um link onde é possível candidatar-se para gravar idiomas em que você é fluente. Talvez você também possa representar outro dialeto brasileiro ou internacional.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by