Há algo que liga Portugal à saga Harry Potter. Você sabe o que é? - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!
Você sabe o que é um "meme"? Conheça a origem e significado dessa expressão
26 de abril de 2017
1º de Maio – Dia do Trabalho
28 de abril de 2017

Há algo que liga Portugal à saga Harry Potter. Você sabe o que é?

Harry Potter segue encantando e fazendo sucesso mesmo após 20 anos do lançamento do primeiro livro. Existem enciclopédias sobre seus personagens, mas obviamente, ninguém melhor do que a escritora J. K. Rowling para contar mistérios sobre a saga. Rowling revelou em sua conta no Twitter que um dos quatro fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts chama-se Salazar Slytherin em referência ao ditador que governou Portugal entre 1932 e 1968.

Mas por que ela escolheria o nome de Salazar para um dos cofundadores de Hogwarts? Salazar não confiava nos “trouxas” por causa da perseguição contra os bruxos. Então, Salazar Slytherin queria que a escola só aceitasse alunos de sangue puro. Essa tentativa, no entanto, fracassou. O Salazar português, no entanto, foi mais persistente.

Interessante também mencionar a ligação de Rowling com Portugal. No início dos anos 90 ela residiu na cidade do Porto e foi casada com o português Jorge Arantes.

O bruxo dos livros e o ditador português tinham em comum uma preocupação em preservar a raça e, talvez por isso, a escritora colocou Salazar em suas obras. Os dois tinham o desejo de conservar as essências, acreditando ser necessário isolar do resto do mundo os seus protegidos. Alunos bruxos em um caso, o povo português no outro.