Holandês cria ciclovia que brilha no escuro em homenagem a Van Gogh
Dia da Consciência Negra: 10 escritores negros da literatura afro-brasileira
20 de novembro de 2018
Esboços do roteiro de “O Mágico de Oz” irão a leilão nos Estados Unidos
22 de novembro de 2018

Holandês cria ciclovia que brilha no escuro em homenagem a Van Gogh

A rota escolhida para a intervenção, que foi feita em apenas alguns metros da ciclovia, é conhecida por passar por locais que marcaram a vida de Van Gogh.

A rota escolhida para a intervenção, que foi feita em apenas alguns metros da ciclovia, é conhecida por passar por locais que marcaram a vida do pintor holandês Van Gogh.

A rota escolhida para a intervenção, que foi feita em apenas alguns metros da ciclovia, é conhecida por passar por locais que marcaram a vida do pintor holandês Van Gogh.

A Holanda é conhecida por ser o país das bicicletas. Mas os holandeses não param de surpreender quando o assunto é mobilidade urbana. Na cidade de Eindhoven, localizada ao sul de Amsterdã, existe uma ciclovia especial, inspirada no famoso quadro “A Noite Estrelada”, do pintor holandês Vincent Van Gogh. Projetada pelo designer Daan Roosegaarde, ela é feita com material especial, para brilhar no escuro, criando um efeito que remete à obra.

Já comentamos aqui no blog da Traduzca sobre o filme em homenagem ao artista holandês, Vicent van Gogh, criador de quadros conhecidos como “Lírios”, Auto-Retrato”, “Os Girassóis” e “A Casa Amarela”. Mas este projeto é especial. A ciclovia tem rota escolhida a dedo, e foi feita para passar por locais que marcaram a vida do artista, como Zundert, cidade em que o pintor nasceu e foi criado.

O projeto, que une arte e tecnologia à cultura do ciclismo, foi feito com peças de um material que traz pequenas luzes LED. Desta forma, quando está escuro, o chão brilha. “Eu queria criar um lugar em que as pessoas pudessem ter uma experiência especial. Combinar técnica com experiência é o que significa poesia tecnológica para mim“, explicou Daan Roosegaarde, designer responsável pelo projeto.

Inovação também em estradas

Partindo da mesma ideia, o designer criou um projeto chamado de Smart Highways, que em inglês significa “rodovias Inteligentes”. Ele promete revolucionar as estradas no futuro.

O projeto faz com que os contornos da pista brilhem, devido a uma tinta especial utilizada, o que dispensaria a iluminação. Isto não só permite uma economia de energia elétrica, como pode salvar vidas em zonas rurais, onde muitas vezes não existe iluminação nas rodovias. A tecnologia é capaz de absorver a luz solar durante o dia e brilhar por cerca de 10 horas à noite.

Estas tintas inovadoras são também úteis para dar informações aos motoristas, como por exemplo, sobre o estado da pista. Se as temperaturas estão muito baixas, a rodovia reage com símbolos de flocos de neve, indicando que a pista pode estar escorregadia, alertando assim os motoristas.

Comentários