Ilustrador cria série que mescla o agreste brasileiro e a cultura cyberpunk
Quatro possibilidades para quem deseja solicitar a sua cidadania portuguesa
06/01/2020
Escudo em homenagem a Giuseppe Garibaldi é encontrado em Roma, na Itália
08/01/2020

Ilustrador cria série que mescla o agreste brasileiro e a cultura cyberpunk

Que o povo brasileiro é um dos mais criativos do mundo, todo mundo já sabe. Assim, quando a imaginação toma conta, somos capazes de criar coisas que ninguém jamais pensou. Esse é o caso do ilustrador gaúcho Vitor Wiedergrün, que mesclou o universo cyberpunk do filme Blade Runner e o cangaço, um fenômeno cultural e histórico do nordeste brasileiro, representado pelo Lampião. O resultado foi uma série de ilustrações, intitulada Cyberagreste.

Com quase 15 mil seguidores nas redes sociais, o gaúcho Vitor Wiedergrün juntou dois mundos diferentes em um. Suas ilustrações mostram cangaceiros cibernéticos, lampiões futuristas e sanfoneiros robóticos. Em entrevista para o canal Folclore BB, Wiedergrün disse que gosta “muito de colocar elementos da nossa cultura nas ilustrações, e também gosto do estilo cyberpunk (futuro com alta tecnologia e baixa qualidade de vida). Então, logo de cara, veio a ideia de levar o Brasil para esse futuro distópico. Assim nasceu o Cyberagreste (cyberpunk + agreste) com as ilustrações de cangaceiros futuristas.” O ilustrador revelou que pretende “levar essa temática para outras regiões do país e quem sabe apresentar melhor esse universo em uma HQ.” 

O Lampião é um dos principais símbolos da cultura nordestina nacional. Conhecido como o Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira da Silva foi o mais bem-sucedido líder do movimento cangaceiro brasileiro do século XX. Casado com Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, o Lampião apareceu no jornal norte-americano The New York Times em 1930 e, anos depois, sua vida foi registrada em fotos e vídeos pelo fotógrafo libanês-brasileiro Benjamin Abrahão Botto.

Blade Runner, por outro lado, é um dos principais filmes da cultura cyberpunk mundial. Lançado em 1982, a história é baseada no romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, do autor Philip K. Dick. Estrelado por Harrison Ford, o longa-metragem se passa na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em novembro de 2019. Sucesso nos anos de 1980, o filme ganhou uma sequência em 2017, chamada Blade Runner 2049.

Abaixo, confira algumas ilustrações da série Cyberagreste, de Vitor Wiedergrün.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by